Casa

Conheça todos os tipos de fogão!

Entender as diferenças entre os vários tipos de fogão é indispensável para quem deseja realizar uma compra acertada. Afinal, cada modelo pode ser mais ou menos indicado para a sua realidade.

Além de procurar análises de marcas confiáveis, é fundamental avaliar as características de cada tipo e modelo para descobrir o fogão ideal que atenda às suas necessidades. A seguir, listamos pontos importantes que você deve considerar antes da compra.

Tipos de fogão: a gás, elétrico ou por indução?

A primeira diferença entre os tipos de fogão está na sua forma de alimentação. Embora o fogão a gás seja o mais tradicional e usado no nosso país, existem outras opções que podem ser interessantes para a sua realidade.

Fogão a gás

Esse é o modelo mais comum nas casas dos brasileiros. Existem vários tipos, que vão de 2 bocas até versões maiores e robustas, destinadas a famílias grandes — e também versões de cooktops a gás.

A principal vantagem que esse fogão apresenta é o preço mais baixo que os aparelhos elétricos. Além disso, esse fogão permite o uso de qualquer tipo de panela e tem o aquecimento instantâneo. O controle da temperatura é bem simples.

A maioria dos modelos recentes exige uma ligação com energia elétrica para o acendimento automático do forno e da chama. Existem fogões a gás modernos que contam com grades robustas e mesas em vidro mais fáceis de limpar.

Fogão elétrico

Nesse outro tipo de fogão, é a corrente elétrica que aquece as resistências e permite que o calor passe para as panelas ou para o interior do forno. A versão mais comum é o cooktop elétrico, embora também existam opções de fornos elétricos, inclusive versões de embutir.

Nos fogões elétricos, existe a vantagem de ter um controle mais preciso da temperatura. Como não há tanta perda de calor, ele aquece e cozinha mais rápido em relação aos modelos a gás.

Fogão por indução

O fogão por indução é aquele que usa eletricidade e magnetismo, sendo mais comum o cooktop por indução. O aquecimento acontece devido a uma corrente eletromagnética que gera calor ao ter contato com a panela.

Esse é um modelo mais moderno, seguro e eficiente, pois não há perda de calor, cozinhando os alimentos de maneira mais uniforme e rápida. Para mais, assim que você tira a panela do cooktop, ele para de funcionar, evitando acidentes. Contudo, exige um tipo de panela especial, com fundo em aço, de multicamadas ou de ferro fundido.

Fogão a lenha

Um modelo mais antigo que tem voltado à cena, é o fogão a lenha, trazendo charme e rusticidade aos ambientes. Muitas áreas gourmet já contam com um fogão a lenha, assim como algumas cozinhas com uma decoração mais rústica.

Existem modelos de fogão a lenha para apartamentos, mas, nesse caso, o prédio precisa ter um sistema central de exaustão para direcionar a saída de fumaça. Porém, é importante lembrar que ele aquece bastante os ambientes, devido à queima da lenha, por isso não é indicado para locais pequenos ou com pouca ventilação.

imagem de diferentes tipos de fogão

Modelos de fogão: conheça os principais

Além das diferentes formas de funcionamento, os fogões ainda podem variar em modelos. Vamos conhecer os principais.

Fogão de piso

Esse é o modelo mais tradicional de todos. Normalmente, ele funciona a gás, tem forno e pode ser deslocado dos lugares com mais facilidade. Há modelos com 2 bocas, 4 bocas, 5 bocas ou 6 bocas — cada um pode funcionar para um grupo familiar com necessidades diferentes.

Fogão de embutir

Esse é o fogão ideal para quem deseja uma cozinha planejada. Apresenta os mesmos recursos do fogão de piso com o diferencial de ficar instalado junto à bancada, trazendo uma sensação de continuidade e unidade à cozinha.

Também existem vários tamanhos, variando em versões de 4 a até 6 bocas e com medidas variáveis, para adaptarem-se às diferentes necessidades de espaço. Contudo, o ponto negativo é que, depois de instalado, o fogão não pode ser movido de lugar — a não ser que você faça uma reforma na sua cozinha.

Cooktop

O cooktop é só a “parte de cima” do fogão, normalmente feito para embutir nas bancadas. Ele pode ser complementado com um forno de embutir, deixando a cozinha bastante moderna.

Existem inúmeras versões, que funcionam a gás, via eletricidade ou por indução. A quantidade de bocas também é variável, com modelos de 1 a até 5 bocas. A principal vantagem é o aspecto moderno que ele traz às cozinhas.

Fogão com mesa de vidro

Se você deseja o charme do cooktop, porém as funcionalidades do fogão tradicional, o fogão com mesa de vidro é uma excelente ideia. Ele garante esse ar moderno à cozinha, já que a parte de cima lembra bastante um cooktop – porém ele já tem o forno embutido, trazendo funcionalidade e praticidade para a sua rotina.

Fogão de mesa

É um modelo mais simples que o cooktop e que também não apresenta forno. Ele é uma espécie de fogão portátil, que pode ser usado na área externa ou até mesmo pode ser levado para viagens.

Fogão industrial

Se a ideia é fazer uso profissional, então a melhor opção é o fogão industrial. Ele tem capacidade para panelas maiores, sendo bastante espaçoso. Além disso, tem uma chama mais potente que o fogão doméstico e permite a instalação de chapas para grelhas e fornos especiais.

Cada um desses modelos possui suas vantagens e desvantagens — e é importante, ainda, que você confira como limpar fogão, analisando se o modelo é prático para a sua rotina.

Quantidade de bocas: saiba como escolher

Outra dúvida muito comum quando o assunto são os diferentes tipos de fogão é sobre a quantidade de bocas. Isso dependerá do espaço disponível na sua cozinha, da quantidade de moradores e dos seus hábitos e preferências.

Os modelos de 1 ou 2 bocas são bem pequenos e ideais para quem mora sozinho e cozinha pouco. Geralmente é mais encontrado em cooktops simples.

O fogão de 4 bocas é ideal para famílias de até 4 pessoas ou para cozinhas pequenas, que precisam de um modelo compacto.

O fogão de 5 bocas não é muito conhecido ou usado pelos brasileiros, porém pode ser interessante dependendo da sua realidade. Ele tem uma boca central maior, sendo perfeito para quem cozinha muito ou para quem tem mais pessoas em casa — mas não tem espaço suficiente para um fogão maior, de 6 bocas.

Já o fogão de 6 bocas é o modelo ideal para famílias maiores ou para quem cozinha bastante. Com ele, você poderá fazer vários preparos ao mesmo tempo, porém, como é maior, exige mais espaço para sua instalação.

Tão importante quanto analisar os tipos de fogão é avaliar as funcionalidades de cada modelo, entendendo o que funciona melhor para a sua família. Por isso, sempre procure por resenhas de marcas confiáveis antes de fazer a sua compra.

Gostou das nossas dicas? Então confira o nosso review sobre o fogão Atlas e descubra se essa é a marca certa para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *