Casa

Calcule quantos btus por m² seu ar condicionado precisa ter!

Refrigerar a casa passa pela escolha adequada do equipamento. Além de analisar as melhores marcas de ar condicionado, é muito importante avaliar quantos btus por m² o aparelho precisa oferecer.

O BTU (British Termal Unit ou Unidade Térmica Britânica) é a unidade que mede a potência de refrigeração de um ar condicionado. E essa medida vale tanto para os modelos split, como para o ar condicionado portátil.

Então, para garantir a eficiência na refrigeração, é importante escolher um aparelho com a quantidade ideal de BTUs, de acordo com a metragem do ambiente onde ele será instalado. Quer descobrir como fazer esse cálculo? Siga conosco!

Como calcular quantos btus por m² para cada ambiente?

Para saber qual ar condicionado comprar e fazer o cálculo de quantos btus por m² ele deve apresentar, você precisa de algumas informações básicas, como:

  • quantidade média de pessoas que ficarão no ambiente;
  • quantidade de equipamentos eletrônicos presentes no espaço a ser refrigerado (televisão, computador etc.);
  • considerar se o ambiente recebe o sol da manhã, da tarde ou ambos.

Cálculo

Caso esteja pensando em comprar um ar condicionado, você pode usar a regra de 600 btus por m² para um ambiente com até duas pessoas e somar 600 btus adicionais por pessoa ou por equipamento que emita calor.

Vamos supor que você esteja comprando um ar condicionado para um quarto que tenha 12 m² e que, nele, durmam duas pessoas. Nesse ambiente ainda há um televisor que fica ligado boa parte da noite. Nessa situação, o cálculo de quantos btus por m² seria:

12 m² x 600 btus = 7.200 + 600 btus (adicionais pelo televisor) = 7.800 btus.

Se o quarto ficar exposto ao sol, o cálculo deve ser feito considerando 800 btus por m² para um ambiente com até duas pessoas. Então, levando em conta o mesmo exemplo de cima, teríamos:

12 m² x 800 = 9.600 + 600 = 10.200 btus

Tabela

Apesar da dica de cálculo acima, ainda está com dúvidas sobre quantos btus por m²? Uma forma simples é usar a seguinte tabela:

Tabela btus por m²

ÁreaSol da manhãSol da tarde ou todo o dia
9 m²7.500 BTUS9.000 BTUS
12 m²9.000 BTUS10 A 12.000 BTUS
20 m²10.000 BTUS16.000 BTUS
25 m²12.000 BTUS21.000 BTUS
30 m²16.000 BTUS24.000 BTUS
40 m²18.000 BTUS36.000 BTUS
50 m²21.000 BTUSAcima de 42.000 BTUS

Fatores que interferem na capacidade de resfriamento

Existem alguns fatores que podem atrapalhar a capacidade de resfriamento do ar condicionado, fazendo com que você necessite de um aparelho mais potente, como:

  • quantidade de aparelhos eletrônicos, então, quanto mais aparelhos no ambiente, mais potente deve ser o ar condicionado;
  • tipo e quantidade de lâmpadas, pois as incandescentes produzem mais calor quando comparadas às fluorescentes;
  • presença de janelas e cortinas, as janelas permitem a entrada de calor, enquanto as cortinas minimizam o aquecimento;
  • região do Brasil onde você mora, já que, dependendo do clima, será preciso um equipamento mais potente, devido ao calor intenso.

Para cada um desses fatores, adicione mais 600 BTUS no cálculo que ensinamos.

Qual o tipo de ar condicionado ideal para você?

Imagem de pessoa controlando o ar-condicionado em referência a quantos btus por m2 são necessários para resfriar o ambiente

Como dissemos, saber quantos btus por m² você precisará é algo importante para todos os tipos de ar condicionado. Mas, além disso, você deve escolher o modelo de aparelho mais indicado para o seu caso.

Ar condicionado split

Esse é o modelo de ar condicionado com duas partes, a evaporadora, que fica na parede interna do ambiente a ser refrigerado, e a condensadora, uma máquina que fica do lado de fora.

Para fazer a instalação desse ar condicionado, você precisará de mão de obra profissional e, em alguns casos, será preciso fazer ajustes na parte elétrica de casa.

A principal vantagem do aparelho, no entanto, é que ele é mais discreto e dispõe de tecnologias modernas, como os aparelhos inverter, que ajudam a economizar, e até comandos por voz.

Ar condicionado de janela ou de parede

Esse é um modelo bem tradicional, com uma instalação mais simples, já que ele pode ser instalado na própria janela ou em um buraco na parede. Depois, é só ligar o aparelho e começar a usar.

Para que o aparelho funcione corretamente, no entanto, não pode existir obstrução do ar próximo ao aparelho, na parte externa. Então é importante garantir que o ar circule normalmente nas aberturas superiores e laterais do item.

O ar condicionado de janela é uma opção interessante porque ocupa menos espaço, é possível encontrá-lo em versões 110V ou 220V (a maioria dos splits são encontrados apenas em 220V), é fácil de instalar, dispensando mão de obra especializada, são opções mais baratas e possuem filtros que impedem a proliferação de fungos e bactérias.

Contudo o ar condicionado de janela é um pouco mais barulhento que o split – e o seu design não é tão atraente e moderno.

Ar condicionado portátil

Se você está precisando se refrescar, mas mora em um apartamento ou outro local em que não é possível fazer alterações na fachada ou, ainda, em um imóvel que não suporta a parte elétrica da instalação de um ar condicionado split, os modelos portáteis são bem interessantes.

Nesse caso, a única exigência é que o ambiente tenha uma janela onde seja possível instalar o tubo extensor para a saída de ar quente. Normalmente, esses dutos são circulares e pensados para se encaixarem melhor nas janelas de correr.

A principal vantagem desse aparelho, além de dispensar mão de obra especializada na instalação e não fazer quebra-quebra, é que ele é portátil. Você pode comprar um ar condicionado só e levá-lo para o cômodo que desejar.

Contudo, muitos usuários reclamam que esse modelo é um pouco mais barulhento. Então, é preciso ficar atento na hora da escolha, optando por marcas que tenham certificados de níveis de ruído.

Outro ponto que você deve verificar é a capacidade de armazenamento de água. Nos modelos split e de janela, é preciso usar um cano de PVC para que a água escorra para fora de casa.

No ar condicionado portátil, essa água fica armazenada em depósito interno com capacidade variável. Alguns modelos usam essa água acumulada no próprio funcionamento do aparelho, mas em outros você terá que fazer a dispensa dessa água manualmente.

Agora você já sabe quantos btus por m² precisará para refrigerar a sua casa e qual o modelo ideal de ar condicionado para suas necessidades? Se curtiu essas dicas, siga a nossa página no Facebook e receba sempre atualizações bacanas como esta, além de reviews de produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *