Celulares

Saiba o que fazer quando o celular Motorola trava e o problema persiste! 

Já teve problemas com o seu smartphone e não sabe o que fazer quando o celular Motorola trava? Então, este post pode ajudar você! Após algumas atualizações e aplicativos, infelizmente, muitos celulares da Motorola começaram a travar, ou desligar sozinhos.

No entanto, a marca já resolveu esse problema em aparelhos de modelos mais recentes, que contem com atualizações do Android para evitar travamentos, desligamentos inesperados e problemas com lentidão.  O modelo Motorola One Vision é bom exemplo disso. Além de sistema operacional mais rápido, eficiente e que não trava, ele conta com um exclusivo turbo power que garante 7 horas de uso com uma carga de apenas 15 minutos. 

Mas, se você se o seu é de um modelo mais antigo e ele vem travando, há algumas dicas que você pode tentar. Confira neste post, como resetar o seu aparelho e o que fazer quando o celular Motorola trava.

Como resetar o celular Motorola

A primeira coisa a ser feita quando o celular Motorola trava é resetá-lo. Assim, o aparelho reiniciará e reprocessará todo o sistema. Geralmente, essa tende a ser a primeira solução porque os celulares já não têm mais as suas baterias removíveis como antigamente.

A forma de resete que vamos ensinar funciona a partir do Moto G e é bastante simples. Basta pressionar o botão de Liga/Desliga ao mesmo tempo do botão de Diminuir Volume. Mantenha os dois pressionados de 10 a 20 segundos.

Em alguns segundos, você perceberá que o seu celular desligará e, logo em seguida, começará a reiniciar. Você pode ficar tranquilo, pois não perderá nenhum aplicativo, foto, arquivo ou dado. Se o problema persistir outras vezes, confira outros métodos que podem ser utilizados.

Restaurar configurações de fábrica

Se mesmo após resetar o celular Motorola que está travando o problema persistir, ou você não conseguir fazer os passos acima, você tem a opção de fazer a restauração ou redefinição dos padrões fábrica. Quando isso é feito, o seu aparelho ficará da mesma forma quando retirado da caixa.

O sistema é reiniciado e todos os aplicativos e dados são excluídos. Em alguns casos, essa ação é necessária, pois há aplicativos que podem prejudicar o funcionamento de modelos mais antigos da Motorola, como o Color Note.

Se você tiver algum arquivo, dado, ou foto importante que não possa ser apagada, você tem duas opções. A primeira e fazer um backup e salvar o que é importante no seu computador. Para isso, basta conectar o cabo UBS do celular no computador, abrir a pasta do celular que aparecerá e salvar o que precisa.

A segunda opção, que funciona em modelos a partir do Moto G é fazer a sincronização com uma conta Google assim que o celular terminar de fazer as redefinições. Dependendo do arquivo, como as fotos, é necessário que antes você salve no Google Drive, por exemplo.

Para fazer a restauração de fábrica, siga os seguintes passos:

  • Vá em configurações;
  • Role a tela até o final;
  • Selecione a opção Fazer backup e Redefinir;
  • Selecione a opção Restaurar dados de fábrica;
  • Selecione Restaurar telefone.

Feito isso, aparecerá uma mensagem pergunta s você tem certeza de que deseja redefinir o seu aparelho e que todas as informações serão excluídas. Ao concordar e prosseguir, se o seu telefone tiver senha ou padrão de segurança, será necessário colocá-lo. Depois, a redefinição começará automaticamente.

Dependendo do aparelho, essa restauração pode levar, em média, 10 minutos. Além disso, é importante que o seu celular esteja conectado a uma rede wi-fi e no carregador.

Restauração externa

O aparelho continua apresentando problemas e não sabe o que fazer quando o celular Motorola trava? Ainda temos uma última alternativa. Se o travamento impedir que você acesse as configurações para fazer a redefinição de fábrica, você pode tentar fazer a restauração externa.

Essa é uma opção mais avançada para que o seu Android reinicie, porém de uma forma ainda mais completa que na redefinição de fábrica. Nesse método, que tem vale para modelos a partir do Moto G, os seus dados também serão todos apagados.

O passo a passo para fazer a restauração externa, ou recovery do Motorola é:

  • Desligue o seu aparelho;
  • Pressione o botão de Diminuir Volume por 2 ou 3 segundos;
  • Pressione o botão Ligar/Desligar durante alguns segundos e, depois, solte os dois botões;
  • Com o botão de Diminuir Volume, desça nas opções e selecione a segunda, que é Recovery;
  • Pressione o botão de Aumentar Volume para selecionar.

Feito isso, aparecerá aquele robozinho do Android, quando ele aparecer na sua tela com um ícone de exclamação, pressione o botão de Aumentar Volume até 15 segundos, depois solte e pressione o botão de Liga/Desliga.

Na tela, aparecerá uma nova lista de opções, geralmente em cores vermelhas e azuis. Com o Botão de Diminuir Volume, selecione wipw data/factory reset. Depois, selecione Yes/delet all user data. A partir disso, ele começará a restauração avançada e, quando terminar, e só selecionar o botão de ligar e desligar para iniciar o seu celular normalmente.

Como dissemos, houve cliente que não sabiam o que fazer quando o celular Motorola trava, pois é um problema comum em modelos antigos. Então, caso o problema persista, indicamos que considere trocar o aparelho por modelos mais novos e aperfeiçoados, como o One Vision. Assim, não terá esse problema novamente.

Essas dicas ajudam com o problema do seu celular Android travando? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos e seguidores a resolverem o problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *