Casa

Descubra o que o botão de WPS do roteador faz!

Quando o assunto é montar a rede de conexão com a internet em casa ou no escritório, são muitas as dúvidas que podem surgir. A primeira, claro, é a escolha entre os melhores roteadores. Depois, vem a questão da instalação – e muitas pessoas se questionam sobre o que é WPS no roteador.

O botão está presente em alguns modelos de roteadores e torna o processo de conexão entre roteador e dispositivos um pouco mais fácil. Também não sabe o que é WPS no roteador? Descubra agora!

O que é WPS no roteador?

WPS é a sigla em inglês para Wi-Fi Protected Setup, um recurso presente em vários modelos de roteadores. Basicamente, a ferramenta ajuda a trazer mais praticidade e velocidade na hora de conectar os dispositivos à rede Wi-Fi.

Quando as redes sem fio e a banda larga tiveram início, o padrão de senhas usado era o WEP – uma criptografia mais fraca e fácil de ser quebrada. Essa tecnologia evoluiu para os padrões WPA e WPA2 que são usados atualmente e oferecem uma criptografia mais forte, portanto mais segurança.

Porém, isso também significa mais dificuldade do usuário em conectar um novo dispositivo. Pois, cada vez que se deseja fazer isso, é preciso digitar uma senha complexa, que combine letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Pensando em facilitar a vida dos usuários, algumas marcas de roteadores contam com o WPS, uma ferramenta que grava no roteador um código de 8 dígitos. Assim, quando for conectar um novo dispositivo à rede Wi-Fi é só pressionar o botão WPS no roteador e o aparelho conectará automaticamente, sem o uso de senhas.

Desvantagens do WPS

Embora o WPS tenha sido criado para trazer mais facilidade aos usuários, ele também pode trazer insegurança a sua rede Wi-Fi. Isso porque esse código de 8 dígitos salvo no roteador é mais inseguro e vulnerável.

Na internet, em uma rápida pesquisa, é possível encontrar uma série de programas voltados justamente a explorar a vulnerabilidade do WPS, permitindo acessar a rede Wi-Fi de uma pessoa e todos os dados que passam por essa rede, além dos arquivos compartilhados.

Por isso, que a recomendação, em termos de segurança, é para desligar o WPS do roteador. Porém, fique atento, porque existem alguns modelos de roteadores que trazem a função WPS ativada de fábrica, o que significa que muitos usuários estão com o WPS ativado, sem nem saber.

Como saber se o WPS está ativado?

Para saber se o WPS está ativado, é simples: basta procurar pelo botão WPS no roteador ou no ponto de acesso e verificar se ele está ativado.

Porém, existem modelos de roteadores que não contam com o botão WPS no roteador físico, mas há um botão virtual no software do dispositivo – e pode ser que lá essa função esteja ativada. Para verificar certinho essa informação, é importante consultar o manual do fabricante do seu roteador.

Como desligar o WPS?

Para desligar o WPS, siga o passo a passo abaixo.

Passo 1: digite o IP do seu roteador no navegador. Depois, digite username e senha para fazer o login (geralmente ambos são “admin”).

Passo 2: clique em “interface setup” (ou o equivalente) e acesse a opção “Wireless” (ou rede sem fio).

Passo 3: na seção Wireless, acesse “Use WPS”. Por padrão, essa opção costuma vir marcada com “Yes” (Sim). Desative o WPS selecionando “No” (não), mas deixe o “Broadcast SSID” ativado, senão os dispositivos não conseguirão visualizar a sua rede Wi-Fi.

Passo 4: na sequência, o roteador atualizará e lhe mostrará dois novos campos. Na parte “SSID”, digite o nome que você deseja dar para a rede e em “Authentication Type” selecione “Disabled” para eliminar a exigência de senha.

Passo 5: role a barra para baixo e aperte o botão salvar. Clique nela e pronto, a função WPS já está desabilitada.

Se você não sabe como obter o endereço de IP do seu roteador, basta:

  • apertar as teclas Win+R juntas para abrir a tela “Executar” e entrar com o comando cmd. Apertar enter;
  • anotar o IP do “gateway padrão”.

Neste conteúdo você descobriu o que é WPS no roteador e viu que essa função, embora traga facilidades na hora de conectar os dispositivos na rede, também pode deixá-la mais vulnerável a ataques de pessoas má intencionadas. Por isso, a dica é manter o WPS desligado.

Gostou de descobrir o que é WPS no roteador? Curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas e orientações bacanas como esta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *