Casa

Entenda o que é frost free e quais são suas vantagens

Na hora de comprar uma geladeira, o que não faltam são opções. Além de diferentes marcas e capacidades, também existem várias tecnologias. Muitas pessoas procuram pela melhor geladeira frost free — mas você sabe exatamente o que é frost free e como ele funciona?

Entenda porque vale a pena investir em uma geladeira frost free e saiba se essa é a melhor opção para suas necessidades.

O que é frost free?

Frost free, traduzido para o português, significa livre de congelamento. Essa é uma tecnologia presente em geladeiras que evita o acúmulo de gelo no congelador ou freezer.

Isso significa que uma geladeira frost free nunca precisará ser descongelada, tornando muito mais simples na hora de fazer a limpeza e a manutenção.

Como funciona o sistema frost free?

Existem, basicamente, dois sistemas de frost free, com bomba de calor ou resistência elétrica.

Um temporizador eletrônico é responsável por fazer a ativação de um desses dois equipamentos (dependendo de qual a sua geladeira tem). Esses equipamentos são acionados várias vezes por dia, por curtos períodos de tempo, enquanto a geladeira está funcionando.

Tanto a resistência como a bomba geram calor suficiente para derreter o gelo das laterais do congelador, evitando que ele se acumule.

O descongelamento gera uma água que é transportada por um sistema de canalização interna a um reservatório pequeno, que fica logo acima do compressor.

O compressor tem como característica o fato de atingir temperaturas elevadas, fazendo, assim, com que a água do reservatório acabe sendo evaporada. Por meio de ventoinhas, o vapor circula dentro do refrigerador, criando um sistema auto sustentável e eficiente de resfriamento que não gera gelo.

A circulação de ar, ainda, faz com que não haja impregnação de odores desagradáveis dentro da sua geladeira.

Essa é uma tecnologia bastante moderna e aparece na maioria dos aparelhos, especialmente nas geladeiras duplex, inverse e side by side.

Além da função frost free, é comum encontrarmos outras tecnologias integrando estes refrigeradores, como regulagem independente de temperatura para o freezer e o refrigerador, modo turbo express (resfria os itens mais rapidamente) e aviso sonoro quando a porta está aberta.

Por que usar o sistema frost free?

Agora que você já sabe o que é frost free, que tal descobrir as principais vantagens que essa tecnologia oferece? Entre os pontos positivos estão:

  • maior circulação de ar interno, garantindo que o ar dentro da geladeira e do freezer será sempre novo e saudável;
  • refrigeração homogênea, pois com a circulação de ar constante, a temperatura se mantém a mesma em todos os pontos da geladeira;
  • não precisa descongelar, o que significa mais praticidade na sua rotina (evitando, por exemplo, passar uma tarde descongelando a geladeira e até perdendo alimentos nesse processo);
  • menos odores, também devido a circulação de ar;
  • essas geladeiras geralmente contam com outras tecnologias agregadas que, juntas, trazem ainda mais comodidade e facilidade para o seu dia.

Consumo de energia

Um dos principais “entraves” para que as pessoas optem pelo sistema frost free é a ideia de que ela consome mais energia elétrica do que os modelos com degelo manual ou cycle defrost.

A princípio, realmente, uma frost free consome mais energia para que todo o processo que explicamos aconteça. Porém, essa economia no consumo de energia nos modelos tradicionais apenas será significativa caso você faça o degelo manual regularmente, sem deixar com que camadas de gelo se acumulem dentro da geladeira.

Caso contrário, a geladeira com degelo manual, devido ao acúmulo de gelo, poderá gastar até mais energia do que a frost free. Então, é preciso ponderar muito bem. Será que você terá tempo para realizar o degelo regularmente? Caso isso não ocorra, você não economizará energia.

Quais as outras formas de degelo?

congelador com gelo em contraponto ao que é frost free

Além da geladeira frost free, há outras possibilidades em termos de degelo. Vamos ver cada um em detalhes para você poder escolher a melhor para sua realidade.

Cycle Defrost

Cycle Defrost em português significa “ciclo de degelo”. Essa geladeira faz o degelo automático no refrigerador e o degelo manual no freezer. Na tecnologia, também há o sistema que faz a circulação de ar, mas só no compartimento do refrigerador — e você pode aumentar ou diminuir a capacidade de refrigeração, de acordo com suas necessidades.

Uma vantagem é que, a geladeira cycle defrost acumula menos gelo em seu interior, então, você precisará fazer o descongelamento, em média, 2 vezes por ano. Mas, como desvantagem, ainda será preciso fazer esse processo — mesmo que poucas vezes.

Degelo prático

Alguns modelos de geladeira contam com essa tecnologia que permite eliminar o gelo formado sem ter que desligar o refrigerador ou alterar o seu funcionamento. É possível determinar o momento em que você deseja fazer o degelo.

A vantagem é que, com o degelo prático, você não precisa limpar constantemente o congelador e nem desligar o refrigerador no processo, porém, continua sendo necessário retirar todos os alimentos antes de efetuar o degelo.

Degelo seco

Nesse sistema, as geladeiras formam gelo no congelador, porém o processo de degelo é automático. Então, quando for fazer o degelo, é só apertar um botão e a própria geladeira fará o serviço.

Durante o degelo, o compressor é desligado e apenas é religado ao final do processo, quando a água que fica acumulada em uma bandeja é aquecida e evapora.

Degelo manual

Essa é a geladeira mais antiga e tradicional, por isso também costuma ser o modelo mais barato. O acúmulo de gelo acontece de maneira mais rápida que nas demais geladeiras, então é necessário fazer o descongelamento com mais frequência.

Caso esse degelo não seja feito periodicamente, a geladeira poderá não funcionar corretamente e também poderá gastar mais energia.

Quais outras tecnologias podem estar presentes na geladeira frost free?

Na hora de escolher a melhor geladeira frost free, é importante ficar de olho nas outras tecnologias que ela oferece. Como explicamos, os refrigeradores frost free são mais modernos e por isso equipados com mais funcionalidades e facilidades.

Vamos ver algumas das principais:

  • Evox: é um tipo de material usado na construção da carcaça da geladeira. É uma evolução do inox e oferece maior durabilidade. Ele é composto por 2 camadas, uma de aço e outra de zinco, além de uma película impermeabilizante. Assim é um produto mais resistente à maresia, produtos de limpeza, ferrugem e corrosão.
  • Inverter: tecnologia que ajuda a economizar energia elétrica. Há uma combinação de diferentes modelos de motorização e sensores internos e externos, indicando a temperatura do ambiente e do interior da geladeira, comandando a rotação do motor. Assim, há um controle mais preciso e estável do nível de refrigeração de acordo com a temperatura indicada pelos usuários. A economia pode chegar a até 40%.
  • Diferentes funções: as mais comuns são férias (economiza energia já que as portas ficarão fechadas por mais tempo), festa (permite gelar bebidas e alimentos mais rápido), turbo gelo (faz gelo mais rápido) e compras (resfria os alimentos que acabaram de chegar do supermercado).
  • Geladeiras smart: presença de sensores que monitoram a temperatura, a refrigeração e a umidade interna, de modo a preservar melhor os alimentos e controlar a temperatura com mais eficiência e menor consumo de energia elétrica.
  • Funções exclusivas de refrigeração, como níveis de refrigeração diferenciados para áreas distintas do eletrodoméstico.
  • Luzes e filtros especiais com ação antibacteriana ou que simulam a luz solar, para que as frutas, verduras e legumes mantenham o frescor.

Gostou de conhecer mais sobre o que é frost free? Ficou interessado nesse sistema? Então aproveite para conferir qual é a melhor geladeira frost free!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *