Computadores

Descubra se notebook Lenovo é bom e veja os principais modelos da marca!

A Lenovo é uma marca chinesa com uma grande variedade de eletrônicos. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas se o notebook Lenovo é bom. Para responder a essa questão é preciso, primeiro, analisar as suas necessidades – e descobrir se a linha de notebooks da marca atende aos seus desejos.

Também é fundamental avaliar mais profundamente sobre a Lenovo, entendendo a solidez que ela apresenta, atendimento ao consumidor, assistência técnica e outros pontos.

Antes de mais nada, vamos compartilhar com vocês um cupom exclusivo para compra de notebooks Lenovo no site AliExpress. É só clicar no banner abaixo e garantir o seu cupom de desconto!

Não sabe se o notebook Lenovo é bom e se vale o seu investimento? Continue a leitura e descubra.

A marca Lenovo

Embora a marca Lenovo tenha entrado no mercado brasileiro há pouco tempo, ela é considerada uma das maiores fabricantes de computadores do mundo. Justamente por isso, você encontrará uma enorme variedade de modelos e de categorias – capazes de atender a vários perfis de consumidores.

Recentemente, a Lenovo adquiriu a antiga marca brasileira CCE, além de incorporar da IBM a linha de computadores Thinkpad, voltada ao segmento corporativo de alto nível (e que, até o momento, é um dos principais destaques da marca).

A empresa foi fundada na China em 1984 e foi pioneira no conceito de desenvolvimento do computador doméstico, com o Legend 1+1 de 1992. A Lenovo ganhou reconhecimento e projeção internacional quando começou a expor seus produtos em competições esportivas, como as Olimpíadas.

Além da CCE, em 2016, a companhia adquiriu a Motorola, passando a fabricar a linha de celulares Moto G, Moto X e Moto E. A Lenovo também produz celulares com a marca própria, como o Vibe A7010 e dispositivos híbridos, como o Yoga 500.

Hoje, a Lenovo atua em mais de 160 países e possui uma receita em torno de 43 bilhões de dólares. Além de notebooks, a marca também comercializa: tablets, ultrabooks, desktops all-in-one, workstations, celulares, servidores e storage – e oferece tecnologia para pequenas e médias empresas e para indústrias.

Nos últimos seis anos, a Lenovo ficou em primeiro lugar no ranking global de vendas de notebooks e de computadores pessoais, superando grandes como a Dell e a HP.

Linhas Lenovo

A linha de notebooks pessoais é um dos principais destaques da marca, composta pelas categorias: IdeaPad, Yoga, Thinkpad e Legion.

Ideapad

A Ideapad é a linha mais popular e que mais vende da marca. Ela conta com aparelhos finos, leves e com design minimalista. Um dos principais pontos positivos é o custo-benefício.

Esses notebooks são voltados para usuários que precisam realizar tarefas mais simples, mas sem deixar de lado a qualidade de áudio e imagem. É a opção ideal para estudantes, iniciantes e usuários comuns.

Yoga

A linha Yoga conta com modelos de notebooks 2 em 1, com telas que abrem em mais de 180 graus, oferecendo versatilidade e praticidade no uso.

Os aparelhos da linha permitem dois tipos de usos: como notebook normal ou como tablet (além da opção “modo tenda” para consumos de mídias que necessitam de um ângulo de visão diferenciado). Ela é indicada para usuários variados como profissionais da área gráfica e estudantes.

Thinkpad

A linha Thinkpad é voltada para o setor profissional e empresarial. O grande diferencial é a grande resistência e durabilidade, sendo que todos os aparelhos Thinkpad passam por inúmeros testes de resistência, incluindo até alguns testes militares.

Os notebooks dessa linha são os mais compactos (com telas de 14 polegadas) e com baterias de longa duração, além de possuírem recursos exclusivos para ampliar a segurança dos dados pessoais.

Legion

Essa é a linha de notebooks gamers da marca. Por isso oferece recursos diferenciados, potentes placas de vídeo e processadores de alta performance.

Outro diferencial é o design mais moderno e o teclado retroiluminado. Além dos gamers, quem pode se beneficiar com a linha são os profissionais da área gráfica, graças aos recursos avançados na parte visual.

Suporte e Assistência Técnica

Como a marca atua há um tempo no Brasil, ela conta com suporte e assistência técnica no país, com um moderno centro de serviços onde todas as demandas relacionadas aos notebooks e computadores são centralizadas. A fábrica fica na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Para enviar os eletrônicos com defeito à fábrica, a Lenovo conta com uma vasta rede de suporte, permitindo que os clientes entrem em contato via WhatsApp, Facebook Messenger, fórum ou pelo chat no próprio site.

Lenovo no Reclame Aqui

Uma boa maneira de saber se determinada marca é confiável é conferir a sua avaliação e reputação no Reclame Aqui. Afinal, muitos consumidores usam a plataforma para expor seus problemas – e você poderá analisar a postura da empresa em tentar resolver as situações.

A pontuação da Lenovo no Reclame Aqui é 7,3 – considerada uma média boa. No total, foram registradas 1237 reclamações e dessas 1228 foram respondidas, com índice de solução de 74,1% e com 56,3% dos consumidores dizendo que voltariam a fazer negócio com a Lenovo.

A maior parte das reclamações são de produtos que vieram com defeito e de dificuldades em acionar a garantia. Mas muitas dessas queixas também têm relação com lojas terceiras que comercializam os produtos.

Em relação aos defeitos mais comuns relatados no Reclame Aqui estão: tela em branco, bateria que não carrega e lentidão no sistema.

Outra categoria de reclamações bastante comum é em relação à assistência técnica. Algumas das dificuldades relatadas pelos consumidores foram: dificuldade em encontrar peças de reposição, complicações para solicitar a troca ou reparo dentro da garantia e demora para entregar o produto após o reparo.

Afinal, notebook Lenovo é bom? Os 6 modelos de destaque da marca

Depois de ler os dois tópicos, ainda está difícil responder a dúvida se notebook Lenovo é bom? Tudo depende do que você pretende comprar. Como dissemos, a marca oferece uma gama bem variada de produtos, indicados para perfis diferentes.

Abaixo selecionamos os modelos de maior destaque da Lenovo para lhe ajudar nessa decisão.

1. Lenovo Ideapad S145 (81S9003BR)

A linha Ideapad, como explicamos, é a versão de entrada da marca, indicada para usuários que não realizarão tarefas muito complexas. Um atrativo desse modelo é a versatilidade, já que ele é compacto e leve, podendo, facilmente, ser levado para o trabalho ou para a escola/faculdade.

Esse modelo conta com processador Intel Core i5 de oitava geração e 8 GB de memória RAM (expansível até 20 GB), além de 1 TB de armazenamento. Por isso, ele é indicado para usuários básicos ou relativamente avançados, como os que desejam editar planilhas e textos ou para editar imagens no Photoshop.

Sua tela é de 15,6 polegadas com resolução HD, placa de vídeo integrada e o sistema operacional é o Windows 10.

2. Lenovo Ideapad C340 (81RL0004BR)

Se você precisa usar seu notebook para fazer anotações rápidas ou para desenhar, esse modelo é bastante interessante, principalmente graças à caneta Digital Pen que permite usar o notebook também como um tablet.

Além da caneta, a abertura da tela contribui para esse uso duplo, sendo possível rodar a tela em até 320 graus. Outro destaque do modelo é a duração de 8 horas da bateria – e a opção de carregamento rápido que garante até 80% da carga em apenas 1 hora.

Esse notebook conta com tela de 14 polegadas, com resolução HD e tecnologia multitouch, processador Intel Core i5 de oitava geração, memória RAM de 8GB, armazenamento SSD de 128 GB, placa de vídeo integrada e sistema operacional Windows 10.

3. Lenovo Thinkpad E490

Mas se você está em busca de um computador para trabalhar, saiba que a Lenovo também conta com boas opções, como os modelos da linha Thinkpad. O E490 conta com processador Intel Core i5 de oitava geração, 8GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento.

Um dos pontos positivos é a preocupação com os recursos de segurança, incluindo autenticação biométrica e chip de segurança TPM que criptografa os dados pelo hardware. Além disso, a bateria conta com 13 horas de duração e o notebook apresenta microfone duplo para conferências, alto-falantes estéreo com Dolby Advanced Audio e câmera HD.

4. Lenovo Thinkpad T480

É um notebook premium da linha Thinkpad com algumas funções adicionais bem interessantes, como o botão TrackPoint que funciona como um mouse, leitor de impressão digital e tecnologia Power Bridge, que permite trocar a bateria por uma totalmente carregada sem desligar o notebook.

O Thinkpad T480 conta com processador Intel Core i5 de oitava geração, memória RAM de 8GB, tela de 14 polegadas com resolução HD, memória de 1 TB e placa de vídeo integrada.

5. Lenovo Ideapad 330

O Lenovo Ideapad 330 está sempre na lista dos mais vendidos. Esse é um modelo mais antigo que o S145 (seu ano de lançamento é 2018), porém é um dos favoritos entre os consumidores brasileiros.

Ele conta com processador Intel Core i3 de sétima geração, 1 TB de armazenamento e memória RAM de 4GB. Esse é um notebook indicado para usuários iniciantes, que precisam apenas para programas leves, navegar na internet ou editar textos.

A grande vantagem é o seu valor mais acessível, sendo excelente para quem não necessita de muito desempenho (e não usa programas pesados como editores de vídeo e imagem ou jogos).

O Ideapad 330 conta com tela de 15,6 polegadas com resolução HD, placa de vídeo integrada e sistema operacional Windows 10.

6. Lenovo Legion Y540

Para quem gosta de jogar e precisa de um notebook potente, o Legion Y540 vai impressionar, sendo o mais poderoso da linha gamer da marca. Ele conta com processador Intel Core i7 de nona geração (na versão de alto desempenho), 16 GB de memória RAM e placa de vídeo dedicada GeoForce RTX 2060.

A tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD oferece uma experiência ainda mais diferenciada aos usuários. Outro destaque bacana é a iluminação branca do teclado – perfeita para os jogos durante à noite.

Outros atrativos do modelo são: controladores Windows Precision (com controle por gestos para melhorar a interação durante os jogos ou outros usos), menos de 1 ms de tempo de resposta na tela e tecnologia anti-ghosting (todas as teclas podem ser pressionadas simultaneamente).

Como escolher meu notebook Lenovo?

Já deu para notar que mais importante do que descobrir se notebook Lenovo é bom, é analisar o tipo de uso que você fará do aparelho – e assim comprar um modelo indicado para você, certo?

Na hora de analisar os modelos e versões, existem alguns pontos que você precisa conferir.

Processador

A escolha do processador depende muito dos programas que você irá usar. Quanto mais potente for o processador, mais rápido o notebook será. Os notebooks Lenovo usam processadores Intel – que contam com uma ampla gama. Os mais potentes, contudo, são: Intel Core i3, i5 e i7.

O mais básico da lista é o i3, indicado para usuários que realizarão tarefas simples, como editar textos ou usar a internet. Já os processadores i5 e i7 são indicados para rodar programas mais pesados, por isso são os favoritos dos gamers e de pessoas que usarão profissionalmente o notebook.

Além do modelo, confira a geração. Quanto maior a geração, melhor será o desempenho da máquina.

Memória

A memória HD do notebook é a memória interna, onde ficam armazenados todos os programas. É ela também que realiza o carregamento dos programas e inicializa o sistema. Em geral, você encontrará versões de 500GB, 1TB e 2TB.

Já a memória SSD é a que consegue trazer maior velocidade no carregamento dos programas. Nesse caso, é possível encontrar versões de armazenamento que vão de 128 a 256 GB.

Assim, se você precisa de um notebook com alta velocidade de processamento, prefira os modelos SSD. Agora se a intenção é armazenar muito conteúdo, opte por um HD. (Existem modelos híbridos, que unem SSD e HD e também são muito procurados).

Outro ponto a se atentar é a memória RAM. Se ela tiver uma capacidade muito pequena, você sofrerá com lentidão e travamento. Por isso, opte por modelos com memória RAM superior a 4GB. Quem usa programas mais pesados deve optar por modelos com memória RAM de 8GB ou mais.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é que realiza a exibição de gráficos – quanto mais potente ela for, melhor será a qualidade da imagem. Assim, considere o uso que você fará do notebook.

Para tarefas básicas, uma placa integrada é suficiente. Mas para quem irá jogar, editar vídeos ou rodar programas pesados, o melhor é investir em uma placa de vídeo dedicada.

Outros pontos

Além dessas dicas, não se esqueça de conferir:

  • a resolução da tela (a tela HD é indicada para usos mais básicos e as telas Full HD ou 4K para exibição de imagens mais realistas e com qualidade superior);
  • o tamanho da tela (está relacionado à praticidade em mover o aparelho. Quem usará o notebook na rua e em outros espaços, deve preferir modelos com telas menores, como 13 a 14 polegadas, já para uso doméstico, o melhor são as telas de 15 polegadas);
  • peso do notebook (para usos externos, prefira modelos em torno de 1,6kg);
  • entradas (essenciais para a conexão de outros dispositivos. Verifique a presença de portas comuns USB 2.0 e também de USB 3.0 e USB-C, além de entrada de cabo HDMI para quem fará projeção de tela em TV e leitor de cartão de memória SD para quem usa câmeras digitais).

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, é difícil afirmar se o notebook Lenovo é bom. Afinal, tudo dependerá do uso e do tipo de aparelho que você procura. De forma geral, a marca é bastante confiável e sólida, sendo uma das mais importantes no setor de computadores pessoais em todo o mundo.

Ela oferece uma série variada de linhas e produtos para todos os tipos de usuários – assim, você conseguirá escolher aquela que mais se adapta às suas exigências, necessidades e usos.

Outra vantagem que a Lenovo oferece é a variedade de funções adicionais, que tornam o uso mais simples, e a inovação, já que a marca está sempre lançando novos modelos ou atualizando os seus antigos.

Agora você já sabe se notebook Lenovo é bom para o seu caso? Aproveite e descubra quais são os melhores notebooks para jogos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *