Tecnologia

Melhores carregadores portáteis: os 7 modelos de destaque de 2020!

Nada pior do que, de repente, perceber que você está sem bateria no celular – justamente quando precisa usar o aparelho para fazer uma chamada importante ou alguma ação essencial. Por isso, muitas pessoas procuram por dicas para encontrarem os melhores carregadores portáteis.

Cada vez mais comuns, esses equipamentos são uma verdadeira “mão na roda”, nos ajudando a carregar os smartphones. Esse é um aparelho indispensável para quem costuma ficar muitas horas fora de casa ou para quem viaja muito.

Não sabe quais são os melhores carregadores portáteis do mercado? Continue a leitura e descubra!

O que é um carregador portátil e como ele funciona?

Também conhecido como power bank, o carregador portátil funciona como uma espécie de bateria externa de íons de lítio. Ele conta com uma entrada USB que permite que você o carregue.

Para usar o carregador portátil é muito simples: basta conectá-lo ao celular, tablet ou outro dispositivo que seja compatível e apertar o botão de ligar. Alguns modelos contam com funções adicionais como luzes de LED, lanterna, visor marcando a porcentagem de carregamento, entre outros.

Além do celular, o carregador portátil pode ser usado em outros equipamentos eletrônicos como iPod, câmera fotográfica, tablet, videogames de mão, entre outros.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem é, sem dúvida, aumentar a vida útil do seu smartphone e de outros equipamentos eletrônicos, permitindo utilizá-los por mais tempo, sem a necessidade de recarregar a bateria.

Com as pessoas cada vez mais conectadas, o carregador portátil se tornou um equipamento indispensável, principalmente para quem vive conectado e precisa usar o celular para trabalhar.

Além disso, esses carregadores são equipamentos portáteis, pequenos e compactos, fáceis de carregar e transportar, possuem um bom custo-benefício e alguns modelos oferecem a possibilidade de dar muitas cargas.

Porém, também existem alguns pontos negativos desses aparelhos, como o fato de eles terem uma capacidade limitada de carregamento, os modelos mais potentes serem um pouco mais pesados e difíceis de transportar e também existirem muitos carregadores de má qualidade que podem causar problemas nos aparelhos.

Como escolher um carregador portátil?

Para garantir que você encontrará os melhores carregadores portáteis para suas necessidades, é indispensável considerar alguns pontos que precisam ser avaliados antes da sua compra. Vamos ver em detalhes os principais.

Capacidade e tamanho

De uma forma geral, quanto maior for o carregador, maior será a capacidade de armazenamento. É importante considerar esse ponto pensando em quanto você usa seu smartphone – e o quanto precisa de bateria extra.

Os carregadores portáteis podem ser:

  • pequenos: são os chamados “carregadores slim” que possuem em torno de 3500 mAh, suficiente para uma carga ou, no máximo, uma carga e meia. A vantagem é que esse é um carregador bem pequeno e leve, que é fácil de ser transportado, mas, a capacidade de carga é reduzida;
  • médios: são os carregadores intermediários, com capacidade até 15 mil mAh, o que garante em torno de 3 cargas completas. Esses são modelos um pouco maiores, mas ainda assim continuam sendo fáceis de transportar;
  • grandes: são os modelos com mais de 20 mil mAh que conseguem carregar completamente os smartphones até 10 vezes ou até mais, inclusive são indicados para carregar notebooks. Porém, são modelos de carregadores portáteis maiores e mais pesados, o que pode ser difícil para algumas pessoas transportarem no dia a dia.

Essas estimativas são para celulares com aproximadamente 2000 mAh, uma capacidade média para os smartphones mais comuns do mercado. É claro que existem modelos com capacidade de armazenamento maior, fazendo com que haja variações na estimativa que sugerimos acima.

Para saber qual modelo é o mais indicado para o seu celular, confira a capacidade da bateria dele. Se o seu smartphone tiver uma capacidade de carga de 2500 mAh, por exemplo, você precisará de um carregador com essa mesma medida para fazer uma recarga.

Conexões

Outro ponto essencial na hora de avaliar os melhores carregadores portáteis é em relação às conexões e portas de entrada que devem ser compatíveis com seu smartphone ou equipamento a ser carregado. Além disso, essas conexões também podem interferir na velocidade de carregamento.

A maioria dos aparelhos conta com portas micro USB, que são compatíveis com vários smartphones e dispositivos do mercado. Existe, ainda, uma nova tendência no setor: as portas USB-C que possuem velocidades mais altas de transferência.

Além das entradas USB, também existem carregadores portáteis com a Lightning da Apple, compatível com os equipamentos da marca, como os iPhones. Outra opção é a Power Delivery, encontrada em dispositivos que consomem mais bateria, como o Nintendo Switch e alguns tablets. Essa conexão tem como vantagem a velocidade de carregamento, em torno de duas a três vezes maior que as demais entradas.

Velocidade de carregamento

Na hora de analisar os melhores carregadores portáteis do mercado, sempre confira sobre a velocidade de carregamento, ou seja, a velocidade em que o carregador portátil consegue carregar o seu smartphone ou outro dispositivo. Em geral, essa informação é dada Watts.

Então, procure pelos carregadores com mais Watts – afinal, quanto maior for este valor, mais rápido o item carregará seus dispositivos.

Além dessa questão, verifique se o seu dispositivo tem compatibilidade com altas voltagens de carregamento e cabos que suportem essa voltagem. De nada adianta comprar um carregador com alta voltagem, se o seu smartphone ou outro aparelho não consegue suportar essa voltagem. Assim, sempre confira a compatibilidade.

Carregamento Wireless

Existem alguns carregadores portáteis que já funcionam via Wireless. Eles possuem a base, onde você posiciona seu smartphone e só. Depois basta aguardar o aparelho funcionar. Porém, apesar de mais prático, muitos modelos ainda contam com uma velocidade de carregamento mais baixa.

Tipos

No mercado, você encontra 3 tipos de carregadores portáteis: com entrada USB, acopladas em cases para smartphones e que funcionam a partir da luz solar. Neste conteúdo, nós selecionamos os melhores carregadores portáteis com entrada USB.

Isso porque, em geral, esses são modelos mais funcionais, que possuem maior capacidade de bateria, além de poderem carregar diferentes aparelhos simultaneamente.

Quais os melhores carregadores portáteis?

Agora que você viu todas essas dicas, já deve ter notado que encontrar os melhores carregadores portátil depende muito, também, dos usos que você fará e das características dos dispositivos que serão carregados.

Fizemos uma seleção com os melhores carregadores portátil de 2020, mas é importante sempre conferir se esses aparelhos são compatíveis e ideais para suas necessidades.

1. Xiaomi Power Bank 20000 mAh

Esse é considerado o melhor carregador portátil pela maioria dos usuários. Ele oferece um excelente desempenho, ótima durabilidade e boa capacidade de carregamento, além de um preço bem competitivo.

A sua capacidade de armazenamento de 20.000 mAh oferece, em média, 6 carregamentos completos para a maioria dos smartphones, além de contar com duas entradas USB e uma micro USB, permitindo carregar vários equipamentos simultaneamente. Ele ainda conta com 4 LEDS que informam a capacidade da bateria atual.

Outras vantagens são: proteção contra subtensão, sobrecorrente, curto-circuito e excesso de carga e compatibilidade com celulares, tablets, câmeras e vários outros dispositivos. Porém, algumas pessoas consideram o modelo um pouco grande e pesado.

2. Pineng PN-9511

Esse é um modelo slim da marca, o que significa que ele pesa menos e é mais fácil de ser transportado. Outra vantagem é que o carregador possui um cabo próprio, o que facilita o uso, pois não é necessário um fio externo.

Assim como o anterior, ele permite a carga de mais de um dispositivo simultaneamente e também a inclusão de um adaptador para carregar iPhones. Além disso, dispõe de luzes de LED que indicam a bateria disponível e tecnologia Pass Through Charging que permite carregar seus dispositivos ao mesmo tempo em que o aparelho está sendo carregado.

Sua capacidade é de 10.000 mAh, em torno de 3 a 4 cargas.

3. Anker 13.000 mAh

Precisa de um modelo com maior capacidade de carregamento, mas não tanto como o primeiro dessa lista? O Anker de 13.000 mAh é uma excelente opção, permitindo em torno de 4 cargas.

O modelo conta com duas portas USB, o que permite carregar vários dispositivos simultaneamente, é compacto (pesa apenas 255 gramas) e conta com tecnologia exclusiva PowerIQ e VoltageBoost.

Também conta com cabo micro USB, porém não dispõe de adaptador para iPhone.

4. Pineng PN 968

Esse é um carregador portátil com 10.000 mAh, o que permite suportar em torno de 3 a 4 recargas para celulares e de 2 a 3 recargas de tablets.

São muitos os benefícios desse modelo, como duas entradas para carregar dispositivos diferentes ao mesmo tempo, lanterna LED e um design muito elegante, além de ser bastante leve, facilitando o transporte.

5. TP-Link TL-PB10400

Entre os melhores carregadores portáteis, esse modelo é um dos que têm melhor custo-benefício. Sua capacidade é de 10.400 mAh, o que permite o carregamento em torno de 3 a 4 vezes de um smartphone.

Comparado com os demais, esse é um carregador com um formato diferente: um paralelepípedo com bordas arredondadas. Possui entrada micro USB, saídas USB, LED indicador de carga e uma lanterna.

6. Geonav PB15000 CW

Que tal um carregador portátil brasileiro? A Geonav é uma marca da AlfaComex, uma brasileira de importação e exportação.

Ele tem 15.000 mAh e um design muito bonito, fino e leve. Possui uma porta USB reversível (permite colocar o cabo de qualquer lado) e uma porta USB-C para carregamento rápido usando USB-C (que não vem com o aparelho). Ele permite carregar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Ainda conta com proteção contra curto-circuito, bateria de polímero lítio A (mais segura que as tradicionais de íon de lítio) e tecnologia Pass Through que carrega o dispositivo e o carregador ao mesmo tempo.

7. Samsung Fast Charge 10.000 mAh

Esse é um carregador bem interessante e com um valor bastante acessível. Ele dispõe de capacidade de 10.000 mAh, 2 portas USB (que permite o carregamento simultâneo), 4 luzes de LED que indicam a quantidade de bateria restante e uma porta USB-C.

Outra vantagem é a tecnologia Quick Charge 2.0 que carrega até 75% mais veloz que os modelos padrão.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o carregador portátil funciona como uma espécie de bateria adicional, carregando o seu celular, tablet ou outros dispositivos e prolongando a vida útil desses aparelhos.

Existem vários modelos e versões e é importante analisar os diferenciais que o power bank oferece, encontrando aquele que seja adequado as suas necessidades e exigências.

Depois de descobrir os melhores carregadores portáteis, já sabe qual comprar? Ajude seus amigos: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *