Tecnologia

Não sabe como comprar uma TV? Descubra a melhor smart tv do mercado e veja as dicas mais importantes!

Inovadora, tecnológica e prática. A smart tv surgiu revolucionando o setor e fazendo com que muitas pessoas desejem adquirir esse produto. Porém, com tantos modelos e opções no mercado, fica difícil entender qual a melhor smart tv, não é mesmo?

Nessas horas, é essencial entender as suas necessidades e o espaço onde a TV ficará. Além disso, confira os diferenciais de cada modelo, funções e outros itens essenciais.

Quer descobrir qual a melhor smart tv para comprar hoje? Veja o nosso artigo completo!

O que é a smart tv e quais as diferenças para o televisor tradicional?

A smart tv é um tipo de televisor que tem a capacidade de se conectar à internet. Assim, é possível receber atualizações, baixar aplicativos, assistir filmes, séries e outros vídeos via streaming, entre outras funções.

A principal diferença da smart tv para a TV tradicional é justamente essa capacidade de se conectar à web, o que permite ampliar os usos do seu televisor.

Outra vantagem desse televisor inteligente é a conectividade. É possível conectar sua smart tv ao seu celular ou outros aplicativos sem a necessidade de cabos e fios – basta usar o WiFi, Bluetooth ou NFC, por exemplo. Da mesma forma, é possível conectar outros equipamentos, como Blu-Ray ou reprodutores de imagem.

Modelos de smart tv

Nem todas as smarts tvs são iguais. Entender as diferenças nos modelos comercializados é importante para avaliar qual melhor smart tv para suas necessidades. Os principais são:

  • smart tv com Wi-Fi integrado: esses televisores vêm equipado com um adaptador que capta o sinal de Wi-Fi e realiza a conexão da tv com a rede de internet. É o modelo mais prático, pois não depende de nenhum acessório adicional, porém, costuma ter um valor mais elevado;
  • smart tv com Wi-Fi Ready: também conhecido como “suporte para Wi-Fi”, esse televisor também se conecta à rede Wi-Fi, mas precisa de um adaptador para receber o sinal (conhecido como dongle). Ele se conecta à TV por uma entrada USB e pode ser vendido separadamente;
  • smart tv com acesso LAN: esses foram os primeiros modelos de smart tv comercializados. O acesso à rede se dá por um cabo que se conecta diretamente ao modem, como ocorre com os computadores.

Como escolher a melhor smart tv para mim?

Agora que você já entendeu o que é uma smart tv, deve ter notado que existem muitas diferenças nos modelos. Por isso, nós reunimos mais dicas essenciais para identificar a melhor smart tv. Confira.

LED

A smart tv de LED é bastante tradicional. Ela é produzida com um painel de cristal líquido que recebe uma iluminação chamada backlight (na parte de trás). Antes do LED surgir, as telas de LCD eram as mais populares. Hoje, a LCD já é uma tecnologia antiga e pouco usada.

A vantagem de investir em uma TV de LED é o preço, porque são modelos mais baratos. Contudo, as cores são pouco fiéis e o contraste de preto não é dos melhores comparada com outras tecnologias como a OLED ou QLED.

Se você for comprar uma smart tv de LED, prefira as versões com função IPS, que proporciona mais nitidez para quem se sentar em uma posição mais lateral ao televisor.

OLED e QLED

São tecnologias disponíveis nas smart tv acima de 40 polegadas. Elas proporcionam imagens com cores mais vivas. A diferença é que as telas de OLED são mais finas, pois dispensam o uso de backlight.

Ambas as telas oferecem cores fidedignas, vivas, brilhantes e com excelente contraste, sendo tecnologias bastante modernas.

Full HD e 4K

Outra informação importante é em relação à resolução da tela. Lembrando que quanto maior a tela, melhor deverá ser a sua resolução. Por isso, as telas com menos de 40 polegadas, dificilmente são Full HD ou 4K, porque nas telas menores é mais difícil perceber essas alterações nas resoluções.

Se você está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas, por exemplo, ou até menores, opte por uma resolução HD.

Para os televisores acima de 40 polegadas, a dica é preferir por modelos Full HD ou 4K – também conhecidas como Ultra HD.

Um televisor Full HD é aquele que conta com um sistema mínimo de 1080 linhas na vertical, varredura entrelaçada ou progressiva, cadência mínima de 25 frames por segundo e proporção de tela 16:9 com, no mínimo, 1920 x 1080 pixels.

Essa TV entrega uma qualidade de imagem muito boa e ainda tem como vantagem o custo menor.

Mas se o filme ou o game que você for jogar tiver sido produzido em 4K, poderá haver perda da experiência visual. Nesse caso é melhor investir em uma TV 4k. Essas telas Ultra HD têm resolução maior, de 3840 x 2160 pixels.

Embora apresente uma resolução muito melhor, ainda não existem tantas produções audiovisuais em 4K, o que faz com que seu custo seja mais elevado.

Tamanho da TV

A quantidade de polegadas interfere totalmente na experiência com o televisor. Por isso, é importante que o tamanho esteja em sintonia com o cômodo onde o aparelho ficará.

Quanto mais distante você for ficar do televisor, maior deverá ser a quantidade de polegadas da tela. Se a sua sala é pequena ou o a TV ficará no quarto, opte por modelos menores, como as TVs de 32 polegadas.

Agora se sua sala ou quarto é maior, prefira os modelos acima de 40 polegadas. Uma dica é considerar 18 polegadas de TV para cada metro de distância do televisor.

Vamos supor que a intenção seja assistir à TV localizado a 3 metros de distância do aparelho. Então, a dica é procurar por televisores de 55 polegadas (3×18=54).

Potência do alto-falante

Essa informação é dada em Watts RMS, ou W RMS. A medida representa a capacidade dos alto-falantes do televisor de reproduzir o som sem distorções de agudos e graves. Em geral, as TVs com 20W RMS são indicadas para usos em salas e quartos.

Mas se a ideia é contar com um modelo potente, prefira as versões com 40, 50 ou 60 W RMS. Os mais exigentes, contudo, devem investir em um home theater para uma experiência completa.

Sistema operacional

As smart tvs funcionam com um sistema operacional próprio que pode variar dependendo da marca e do modelo. Na hora de verificar o sistema da TV, considere a velocidade dele e também quais aplicativos são compatíveis, considerando aqueles que você mais usa.

Conexões

Por fim, avalie quais e quantas conexões o televisor apresenta. Para saber qual a sua necessidade, pense em todos os equipamentos que deseja conectar à TV.

Em geral, uma boa indicação são os modelos com 3 ou 4 entradas de HDMI e 2 ou mais entradas USB. Fique atento também ao posicionamento dessas entradas. Se elas estiverem lateralmente, será mais fácil usar o equipamento.

Melhor smart tv: principais modelos para você!

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher a melhor smart tv para você? Abaixo selecionamos alguns modelos interessantes. Confira!

1. TCL 32S6500 de 32 polegadas

Essa smart tv é ideal para espaços menores, como quartos ou salas compactadas. O primeiro ponto de destaque desse televisor é a presença da inteligência artificial e do Google Assistente. Assim, apenas com o comando de voz, é possível ligar a TV e reproduzir sua série favorita ou descobrir a previsão do tempo.

Em relação à nitidez, a smart tv usa a tecnologia HDR, o que deixa as imagens mais realistas e vivas e também conta com Chromecast Built-in, que reproduz seus conteúdos favoritos no televisor por meio do tablet ou do smartphone.

O modelo conta com o Android como sistema operacional, rodando mais facilmente vídeos, jogos e aplicativos de streaming.

Além disso, a TV conta com: tela com resolução HD, frequência de 60 HZ, 2 entradas HDMI e 1 USB e Conexões Wi-Fi e LAN.

2. Smart TV 32 polegadas LED Philco HD PTV32G50SN

Essa smart tv também é ideal para cômodos e ambientes pequenos. Conta com tela de 32 polegadas com tecnologia HD e um processador Dual Core, que oferece uma resposta mais rápida na hora de usar os aplicativos.

Seu design sofisticado e elegante ajuda a garantir ainda mais beleza a qualquer ambiente. Outro ponto positivo é a tecnologia Dolby Audio, que permite um som surround e uma experiência ainda melhor.

O sistema operacional é baseado no Linux, o que oferece menos travamentos e mais velocidade. A smart tv também dispõe de uma grande variedade de aplicativos e serviços de streaming, como YouTube, Netflix, Globoplay etc.

3. LG 43LM6300 de 43 polegadas

Para quem procura uma smart tv maior, esse modelo da LG de 43 polegadas é excelente, embora não conte com tecnologia 4K. A principal vantagem é o custo-benefício.

Ainda que não seja 4K, a resolução é Full HD, o que gera uma imagem com qualidade bastante satisfatória para a maioria dos usuários. A TV ainda conta com HDR, Wi-Fi, Bluetooth e sistema operacional WebOS 4.5. Em relação às entradas, a TV dispõe de: 3 HDMI, 1 LAN, 2 USB, 1 saída digital óptica e 1 antena.

4. Samsung 43RU7100 de 43 polegadas

Deseja uma smart tv de 43 polegadas, mas com tecnologia 4K? Invista nessa opção da Samsung. Apesar de contar com várias especificações, seu custo é bastante acessível.

A resolução UltraHD (4K) é um dos destaques, mas não é o único ponto positivo. A televisão conta com conexão Wi-Fi e Bluetooth, HDR, sistema operacional Tizen e recurso “controle único”, que permite controlar todos os dispositivos conectados à smart tv com o mesmo controle remoto.

Esse mesmo modelo está disponível em outras polegadas, como: 49, 50, 55, 58, 65 e 75.

5. LG 55UM761 de 55 polegadas

Precisando de um televisor ainda maior? Esse modelo da LG é de 55 polegadas e é considerada uma das melhores smarts tvs do mercado por vários usuários.

Embora seja uma linha mais antiga, ela conta com vários recursos interessantes e um excelente custo-benefício. Entre os destaques podemos citar: resolução 4K, tecnologia IPS, conexão Wi-Fi, Bluetooth e HDR, várias opções de aplicativos disponíveis e ótima qualidade de áudio.

6. LG C9 de 55 polegadas

Mais atualizada que a anterior, a LG C9 é, para muitos, a melhor smart tv do mercado atualmente. Com uma moldura extremamente fina, ela também é bastante bonita e elegante.

Alguns dos seus pontos positivos são: avançado processador inteligente A9 (alpha) de segunda geração (que usa inteligência artificial para aprimorar detalhes e cores), tela OLED, compatibilidade com diversos formatos HDR, alto-falantes com 40W de potência, resolução 4K e capacidade de reconhecimento da iluminação do ambiente para ajustar, sozinha, o nível de brilho (ideal para casas grandes ou com muitas janelas).

É claro que tudo isso também tem seu valor e esse é um dos modelos mais caros da nossa lista.

7. Sony Master Series XBR-85Z9G de 85 polegadas

A ideia é investir pesado em uma smart tv? A Sony Master Series é uma das mais tecnológicas do mercado atualmente e com resolução 8K.

Entre os seus pontos positivos, destacamos: tela praticamente de cinema, HDR, 8K X-Reality Pro (permite ampliar imagens e deixá-las mais próximas da resolução 8K), 8K X-tended Dynamic Range (os pretos ficam mais escuros e os brancos mais vivos), sistema som Acoustic Multi-Audio (som autêntico que promove maior imersão), 4 entradas de HDMI e 3 de USB e sistema operacional Android.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que não é tão simples responder à questão sobre qual a melhor smart tv do mercado. Afinal, existem vários modelos, com tecnologias diferentes, indicadas para situações e usuários com necessidades distintas.

O importante, contudo, na hora de escolher a melhor smart tv para você, é considerar alguns pontos, como: quantidade de polegadas, resolução da tela, quantidade de conexões, tipo de sistema operacional usado e conectividade com aplicativos que você mais usa.

Nós separamos alguns modelos considerados como as melhores smarts tvs do mercado por vários usuários e, a partir deles, você poderá fazer seu próprio comparativo, encontrando aquela versão que seja ideal para o seu caso.

Gostou do nosso review? Ajude seus amigos a encontrar a melhor smart tv para eles: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *