Casa

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens da lava e seca?

Quem está pensando em equipar a casa, conta com várias opções de eletrodomésticos que facilitam a vida. Uma dúvida comum é em relação a lava seca vantagens e desvantagens que ela apresenta.

Por ser um eletro com um custo mais elevado, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor lava e seca para suas necessidades. Esse é o seu caso? Continue lendo o nosso review sobre lava e seca vantagens e desvantagens e entenda se vale a pena comprar esse eletrodoméstico!

O que faz uma lava e seca?

A lava e seca é uma máquina completa que tem duas funções: lavar e secar as roupas. Assim, você não precisará ocupar espaço com dois eletros distintos.

Ela funciona da seguinte maneira: dentro da máquina é produzido ar quente por meio de um aquecedor e um ventilador que são integrados ao eletro. Quando esse ar quente entra em contato com as peças de roupas molhadas, ele se torna úmido, misturando-se com a água, condensando-se e sendo liberado por um dreno.

Uma máquina lava e seca possui inúmeras funções de lavagem e secagem, e você poderá programar para que ela lave as suas roupas e já seque as peças, dispensando o uso de varal.

Lava e seca vantagens e desvantagens

lava e seca vantagens e desvantagens

Parece um sonho uma máquina que já lave e seque as roupas, não é mesmo? Embora muito prática, a lava e seca, como todos os eletrodomésticos, tem seus pontos positivos e negativos. Conhecer cada um deles é primordial para fazer uma escolha acertada.

Vantagens

  • Economia de espaço: uma vez que você não precisará de dois eletrodomésticos separados (lavadora + secadora) e é ideal para casas e apartamentos sem muito espaço disponível para varal e área de secagem de roupa.
  • Versatilidade de recursos: você pode lavar e secar, apenas lavar ou apenas secar. Essas máquinas contam com muito mais programas do que as lavadoras de roupa comuns, trazendo mais versatilidade no uso, permitindo lavar e secar diferentes tipos de peças e tecidos, além de alguns modelos contarem com função para lavar com água quente, que oferece uma limpeza mais profunda.
  • Economia de tempo: se a sua rotina é corrida, sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes, pois você não precisará se preocupar em ter que tirar as roupas da máquina e estendê-las no varal, aguardando horas até a secagem. É só programar, tirar as roupas da máquina e passá-las ou guardá-las.
  • Economia de energia: muitos modelos são mais eficientes energeticamente, principalmente se você for comparar com o uso de uma lavadora e uma secadora separados. Algumas versões são 60% mais econômicas do que o uso de dois eletros.

Desvantagens

  • Como são máquinas mais tecnológicas, elas também contam com várias funções – o que pode confundir algumas pessoas, tornando o uso mais complexo nesse caso.
  • É preciso sempre conferir a etiqueta das roupas antes de colocá-las no modo secagem, já que alguns tecidos não podem ser secados na secadora, pois correm o risco de encolher.
  • A capacidade da secadora é menor do que a lavadora. Por exemplo, uma lava e seca com capacidade de 10 kg, terá uma capacidade de secagem de 6kg. É preciso conferir sempre esse ponto antes, para não colocar mais roupa do que a máquina suporta.
  • Alguns programas, como contam com lavagem e secagem, podem ser bem mais longos que as lavadoras comuns, chegando a até 5 horas.
  • Todas as máquinas lava e seca são de abertura frontal. Por isso é importante conferir se a sua lavandeira tem espaço para esse tipo de abertura.
  • A lava e seca custa mais caro que uma máquina de lavar tradicional, justamente por ter dupla função.

Como escolher a melhor lava e seca para você?

Toda lava e seca tem vantagens e desvantagens, mas é importante pesar os prós e os contras e decidir se a lava e seca vale a pena para você.

Em geral, ela é indicada para quem tem pouco espaço para secar roupas (como quem mora em apartamentos ou casas sem quintal), para quem tem uma rotina corrida (e pouco tempo para retirar as roupas da máquina e deixá-las secando) e para quem gosta de itens mais tecnológicos e sofisticados.

Para escolher a melhor lava e seca, atente-se à capacidade da máquina, que deve estar em sintonia com o número de moradores e ao tipo de roupa que você lava com frequência, a qualidade da marca, o quão econômico é o modelo e as funcionalidades que ele oferece.

Algumas possuem ciclo de lavagem mais eficientes, como a função Eco Bubble, que gasta menos energia para lavar mais roupas, outras conseguem retirar odores e bactérias usando apenas o ar quente, existem versões inteligentes que podem ser controladas pelo celular, algumas têm função “ferro de passar”, que não secam tão profundamente e deixam a roupa um pouco úmida, sendo mais fácil de passar etc.

As funcionalidades devem estar de acordo com a sua rotina e necessidades. Assim, a lava e seca terá mais vantagens e usos, tornando-se um equipamento com melhor custo-benefício.

Gostou de saber mais sobre a lava e seca vantagens e desvantagens? Ajude seus amigos a comprarem um bom equipamento: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *