Casa

Lava e seca vale a pena? Prós e contras e principais dúvidas sobre o eletro!

Na hora de comprar os eletrodomésticos para a casa, são muitas as dúvidas que podem surgir. Além de tentar descobrir qual é a melhor lava e seca, muitos também se questionam se a lava e seca vale a pena.

Isso porque, essa é uma opção mais cara e é importante entender os prós e os contras desse equipamento, antes de investir um valor mais alto – em um item que, talvez, não seja tão interessante para a sua realidade.

Neste conteúdo, nós trouxemos as vantagens e desvantagens da lava e seca e um guia com dicas de para quem essa máquina é indicada. Confira!

O que é uma máquina lava e seca e como ela funciona?

A lava e seca é parecida visualmente com uma máquina de lavar comum, porém ela conta com uma função extra: a secagem. Assim, o equipamento funciona tanto como uma lavadora como uma secadora de roupas.

Um dos pontos positivos desse eletro é que ele já vem com diferentes ciclos programados, como: delicado, normal e pesado. Dessa forma, você consegue escolher o melhor ciclo de lavagem e secagem de acordo com as características das suas roupas.

Esse tipo de máquina apenas está disponível no modelo com abertura frontal e lavagem por tombamento – que é mais eficiente do que o sistema de agitação da máquina comum (que tem abertura pela parte de cima).

A secagem, contudo, tem um ciclo mais longo que de uma secadora tradicional, com processos que podem levar até 4 horas para serem finalizados. Outro ponto importante é entender que a capacidade de secagem é menor do que a de lavagem.

Então, se você comprar uma máquina com capacidade de 10kg, provavelmente ela só conseguirá secar 6kg de roupas, porque é necessário espaço de circulação do ar quente. Caso não haja espaço suficiente, a roupa poderá ficar com um cheiro ruim.

Lava e seca vale a pena: vantagens e desvantagens

Tem dúvidas se a lava e seca vale a pena e é indicada para você? Veja as vantagens e as desvantagens desse equipamento.

Vantagens

Ideal para ambientes pequenos

Se você mora em apartamento ou em uma casa pequena e não há espaço suficiente para secar roupas (principalmente roupas de cama), a lava e seca é uma excelente aliada. Além disso, ainda conta com a abertura frontal, que permite otimizar o espaço na parte superior da máquina, por exemplo instalando uma prateleira.

Ajuda a economizar tempo no dia a dia

Com uma máquina lava e seca, você não precisa esperar as roupas terminarem de lavar para colocá-las no varal e esperar a secagem. As roupas já saem limpas e secas de dentro da máquina, prontas para serem passadas. Em alguns modelos, você ainda consegue programar os horários para a lavagem.

Diferentes recursos

As máquinas lava e seca são muito modernas e tecnológicas e vários modelos contam com recursos bastante eficientes, por exemplo usando água quente em alguns ciclos de lavagem, que oferece uma limpeza ainda mais profunda dos tecidos.

Economia de energia e de água

A maioria dos modelos de lava e seca consomem menos água em seus ciclos de lavagem do que as máquinas tradicionais. E se você for comparar o consumo de energia elétrica dessa máquina com o uso simultâneo de uma lavadora e uma secadora de roupas, ela também será mais eficiente.

Desvantagens

Várias funções

Ter uma máquina com várias funcionalidades é um ganho para algumas pessoas, já para outras isso pode parecer mais confuso na hora de usar o equipamento. Então, é importante conferir como é o seu perfil e se você tem paciência de ler o manual e aprender a usar todos os ciclos oferecidos pela máquina.

Preço mais elevado

Quando comparado às máquinas de lavar tradicionais, a lava e seca é mais cara. Afinal, ela é dois equipamentos em um só – e como explicamos conta com mais tecnologia. Porém, não deixa de ser um ponto negativo, dependendo do seu orçamento.

Abertura frontal

Dependendo do tamanho da sua lavanderia e da configuração dela, a abertura frontal da máquina lava e seca pode ser uma desvantagem. Então é preciso medir bem o espaço disponível antes de optar por esse eletrodoméstico.

Para quem a lava e seca é indicada?

A máquina lava e seca, como você viu, tem várias vantagens e desvantagens. Mas será que a lava e seca vale a pena para você? Antes de optar por esse eletrodoméstico, considere a sua rotina, estilo de vida e espaço disponível na sua lavanderia.

Quem mora em ambientes pequenos, sem muito espaço para secar roupa, ou não tem muito tempo disponível e precisa de um equipamento prático, tem muito a ganhar investindo na máquina lava e seca.

Afinal, ela economiza tempo, traz uma série de praticidades, conta com diferentes ciclos de lavagens e secagens e ainda otimiza espaço, sendo excelente para secar roupas maiores e mais pesadas, como as roupas de cama, que nem sempre cabem em um varal nas lavanderias de apartamentos, por exemplo.

Outro caso em que a lava e seca vale a pena é para quem vive em locais que chove muito ou não tem tanto sol disponível, ajudando a secar as roupas nesses dias mais nublados ou chuvosos.

Principais dúvidas sobre a máquina lava e seca

Quando falamos se lava e seca vale a pena, existem vários “mitos” que rondam o equipamento, como que ele encolhe roupas, quebra fácil, amassa muitos os tecidos, entre outros. Vamos esclarecer todos esses pontos?

Máquina lava e seca encolhe roupa?

MITO! A máquina lava e seca só encolherá as roupas que não devem ser colocadas para secar em tambor. Por isso, é tão importante você sempre ler as informações da etiqueta antes de colocar a roupa para lavar ou secar.

Se a etiqueta tiver o símbolo de um quadrado com um X dentro, a indicação é para não secar em tambor rotativo, então você não deve colocar essa roupa no ciclo de secagem da sua máquina.

Além disso, como dissemos, as máquinas têm diferentes ciclos de secagem – e é importante ler o manual para entender as indicações de cada um deles, já que alguns não são recomendados dependendo do tecido.

A lava e seca quebra mais do que a máquina comum?

MITO! O que ocorre é que as máquinas lava e seca têm exigências relativamente diferenciadas das máquinas tradicionais em termos de manutenção. Mais uma vez é de suma importância ler o manual.

É lá que estarão as informações básicas de como você deve cuidar da sua máquina. Por exemplo, uma vez por mês é preciso realizar a autolavagem no cesto com 1 litro de água sanitária ou cloro, para retirar os resíduos de amaciante (caso use muito a máquina poderá fazer esse procedimento a cada 15 dias). Basta usar o ciclo próprio para essa limpeza.

Outro item é sempre realizar a limpeza do filtro, em média 1 vez por semana, porque é ali que se acumulam os objetos que caem das roupas, como moedas, grampos, ganchinhos etc.

Cuidando corretamente, a máquina lava e seca é tão durável quanto às máquinas tradicionais.

Máquina lava e seca amassa muito a roupa?

DEPENDE! Isso varia conforme o tecido de cada roupa e também da sua máquina. O ideal é sempre tentar lavar e secar no ciclo adequado para o tecido. O ciclo de lavagem, a temperatura da água e o ciclo de secagem podem interferir no quanto a roupa irá ou não amassar.

Algumas máquinas têm o ciclo de secagem para serem finalizadas no ferro de passar. E outras contam com ciclos de secagem no vapor, que agridem e amassam menos as roupas. Contudo, roupas de linho, viscose, seda e algodão têm maior probabilidade de amassarem.

Preciso sempre usar os dois ciclos (lavagem e secagem) da roupa?

MITO! Você pode escolher entre lavar e secar as roupas, ou lavá-las, apenas, e fazer a secagem tradicionalmente no varal. Assim como também poderá apenas usar o ciclo de secagem sempre que preferir.

Neste conteúdo, você viu que a lava e seca vale a pena dependendo do seu perfil. Ela é muito indicada para quem não tem espaço disponível para secar roupas ou deseja ter mais praticidade, sem perder tempo estendendo as roupas no varal. Além de ser muito útil em dias de inverno e em locais onde não bate tanto sol.

Você gostou deste conteúdo? Já sabe se a lava e seca vale a pena? Se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente. E se você já tem uma máquina como essa, aproveite e deixe a sua opinião sobre o produto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *