Casa

Saiba se você tem uma geladeira grande e como escolher o tamanho ideal

Ao olhar para a sua geladeira, você sabe dizer se ela é grande ou pequena? Essa é uma questão que nem sempre recebe a atenção das pessoas. Mas pode fazer a diferença tanto no dia a dia da família quanto na conta de energia. O tamanho desse eletrodoméstico é medido em litros, o que diz muito sobre a capacidade de armazenamento.

Para saber se você tem uma geladeira grande, esse número não é a única informação observada. Também vale ficar de olho nas divisórias da porta, as gavetas para frutas, legumes e frios, entre outros usos. Pode ser que um aparelho alto não ofereça o espaço que a família precisa para guardar seus alimentos.

Tem dúvidas sobre este tema? O Guia de Escolha ajuda você a decidir qual é a geladeira ideal para a sua residência. Acompanhe!

Veja como saber se uma geladeira é grande ou pequena

Como vimos, as geladeiras têm sua capacidade avaliada em litros. Mas isso não quer dizer que dois aparelhos de 350L de marcas diferentes terão as mesmas medidas. Isso porque o freezer pode ser maior ou menor, assim como a altura e a largura externos.

A organização do espaço também faz diferença. Ter mais ou menos prateleiras e divisórias influencia as formas de uso, e é um fator que precisa ser avaliado antes da compra. Neste tópico, vamos falar sobre as capacidades comercializadas.

Não entraremos no mérito de qual é a melhor marca de geladeira. A ideia é mostrar os tamanhos encontrados no mercado para você entender qual atende às suas necessidades, combinado? Com isso em mente, confira os próximos tópicos!

Frigobar

Bastante comuns em hotéis, são aqueles refrigeradores bem pequenos, com capacidade média de 120 litros. O espaço interno costuma ter divisórias para latas e pequenas garrafas. Para as famílias em geral, o frigobar é usado como ponto de apoio e não como o principal eletrodoméstico para armazenamento de alimentos. O freezer é bem pequeno: mal cabe uma garrafa pet na posição horizontal.

Geladeira pequena

São geladeiras de 120 a 260 litros. Elas não costumam ter modelos duplex, daqueles em que há compartimento separado para freezer. Ideais para espaços pequenos e pessoas que não utilizam muito a cozinha para as refeições. Outra característica desse tipo de eletrodoméstico é que o degelo acontece de forma manual ou semiautomática.

Geladeira média

Também existem em modelos com apenas uma porta, mas é mais comum a fabricação das duplex. Com tamanhos de 260 a 390 litros, são ideais para quem deseja um espaço maior de armazenamento no freezer e divisórias mais elaboradas para organizar os alimentos. A partir dessas medidas, as geladeiras costumam ser mais tecnológicas, com painéis personalizados para produção de gelo e resfriamento.

Geladeira grande

A geladeira grande tem capacidade superior a 400 litros. É possível encontrar modelos bem tecnológicos no mercado, com freezer na parte inferior, portas no estilo side by side, dispenser de água na porta, entre outras características. O atrativo aqui é o espaço de congelador, tanto para bebidas quanto para alimentos que precisam ser guardados por mais tempo.

Entenda se você realmente precisa de uma geladeira grande

Agora, você sabe diferenciar uma geladeira grande e verdadeiramente funcional. Mas será que essa é a necessidade real da sua residência? Existem alguns fatores que justificam essa troca. Veja a seguir!

Quantidade de pessoas na casa

Essa é fácil de entender. Quanto mais pessoas tiver na sua casa, maior será a necessidade de espaço de armazenamento na geladeira. Isso acontece porque o costume é comprar mais itens no mercado para serem consumidos no mesmo tempo que um casal gastaria, por exemplo.

Observe uma sugestão nessa relação de quantidade de pessoas x tamanho da geladeira:

  • até 120 litros — ideal para pessoas que moram sozinhas e usam pouco a geladeira, somente para armazenar líquidos;
  • 200 a 300 litros — funciona bem para casais, pessoas que moram sozinhas e famílias pequenas;
  • 300 a 400 litros — famílias grandes ou com necessidades específicas;
  • acima de 400 litros — famílias com mais de 4 integrantes e profissionais que trabalham com culinária.

Tamanho do freezer

Um dos principais motivos de as pessoas buscarem geladeira grande é o tamanho do freezer. É comum que os modelos maiores ofereçam melhor capacidade para esse compartimento. Mas lembre-se de verificar esse quesito antes da compra. Avalie a necessidade e procure aquela que se adapta ao uso da sua família.

Uso recorrente dos espaços

Muitas vezes, temos a impressão de que não cabe mais nada na geladeira. Porém, essa é uma questão de logística, na verdade. Guardar muitas embalagens grandes, por exemplo, é sinal de que seu eletrodoméstico ficará congestionado em breve. O mesmo acontece com a presença de panelas, refratários e outros itens.

Se, para o dia a dia, você conseguir guardar os alimentos em setores e embalagens menores, não há a necessidade de troca da geladeira. Mas se realmente o problema não for esse e a falta de espaço parecer recorrente, considere a possibilidade.

Há ainda o cenário em que a família recebe muitas visitas ou trabalha com a venda de alimentos (bolos, salgados ou quitutes, por exemplo). Nesse caso, a geladeira grande é muito bem-vinda e justificável.

Espaço na cozinha

Por fim, é preciso considerar onde a sua geladeira ficará na cozinha. A família pode até se beneficiar com um aparelho de maior capacidade de armazenamento. Porém, se não há espaço para colocá-lo, os planos se complicam. É muito importante verificar isso antes de comprar, para não ter dores de cabeça.

No anúncio, pela internet ou na loja física, você encontrará facilmente as características da geladeira. Procure as medidas de altura, largura e comprimento. O próximo passo é pegar uma trena ou fita métrica para verificar se existe esse espaço na sua cozinha.

Lembre-se de que é preciso ter espaço para deixá-la desencostada da parede para fins de ventilação. Também vale conferir se será possível abrir a porta sem prejudicar o fluxo da cozinha — pense que, quanto mais larga a geladeira, maior será o tamanho desse compartimento.

Em algumas casas, os armários planejados podem ser um obstáculo na troca da geladeira para um tamanho maior. Lembre-se de é preciso ter ao menos alguns centímetros de folga para facilitar a retirada do equipamento eventualmente — em momentos de limpeza mais pesada, por exemplo.

A geladeira grande é, de fato, uma comodidade a mais na rotina das famílias. Afinal, dá para evitar os problemas de espaço e o quebra-cabeça para guardar um novo alimento para refrigerar. Porém, tenha em mente que o tamanho maior pode ser sinônimo de aumento de energia, fora o valor do investimento na compra. Então, faça a sua escolha de acordo com as necessidades da casa.

Gostou das dicas deste conteúdo? Então, siga o nosso perfil no Facebook para não perder as novidades do nosso blog!

Veja outros conteúdos sobre esse mesmo assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *