Casa

Saiba o que fazer quando a geladeira acende a luz, mas o motor não funciona!

Você escolhe a melhor marca de geladeira, aquela que cabe perfeitamente os mantimentos da casa e que apresenta economias no consumo de energia. Então, em um dia normal de uso, ela parece não funcionar como antes, mesmo estando com a aparência normal. Nesse cenário, o que fazer quando a geladeira acende a luz, mas o motor não funciona?

Saiba que essa não é uma situação normal e que é preciso ficar de olho nos sinais para saber se o motor queimou ou não. Neste conteúdo, falamos um pouco mais sobre os motivos que levam a geladeira a esse problema e o que fazer para resolvê-lo. Acompanhe!

Veja 4 motivos para sua geladeira acender a luz, mas o motor não funcionar

Há situações em que, de fato, as luzes da geladeira até funcionam, aquelas que servem para iluminar os mantimentos depositados nos eletrodomésticos. Porém, o motor fica silencioso e para de gelar o interior, prejudicando a conservação dos alimentos. O que fazer, então?

Separamos, a seguir, alguns motivos que podem ocasionar esse problema. Veja quais são eles!

1. Termostato

Sabe aquele bloco de peças que fica dentro da geladeira, com um botão que regula a temperatura do interior do seu eletrodoméstico? Esse é o termostato. Alguns modelos permitem desligar esse recurso, além de alterar os níveis mínimos, médios e máximos. Pode ser que, ao limpar ou pegar algum mantimento, esse botão tenha ido para a posição desligada.

Em outros casos, pode ser que o termostato tenha simplesmente parado de funcionar. Isso pode acontecer de diferentes formas:

  • a peça não funciona mais e precisa ser substituída;
  • o bulbo do termostato está solto, sendo necessária a reparação;
  • o termostato que está na geladeira foi substituído em algum momento de sua vida útil, mas não é o indicado pelo fabricante.

Damper termostático

Em alguns modelos mais novos, do tipo frost free, o termostato pode ser substituído pelo damper, que pode ser mecânico ou eletrônico. Basicamente, o funcionamento é bem parecido, tendo a diferença que ele controla a liberação do ar que vem do congelador e se transporta para o refrigerador.

Ao queimar, ele causa esse efeito na geladeira, que acende a luz, mas o motor não funciona. Outro problema que costuma acontecer com o defeito dessa peça é a má distribuição da temperatura no seu eletrodoméstico. Assim, a parte de cima pode gelar mais que a debaixo, por exemplo.

2. Botão de degelo

Existem modelos de geladeira que contam com um botão de degelo próximo ao termostato — e, consequentemente, da luz. Ele serve para facilitar a manutenção e a limpeza do interior do seu eletrodoméstico, bastante prático. Se ele está acionado, pode saber que tudo só voltará ao normal ao fim do processo.

Pode acontecer também, se o botão de degelo travar na posição ligada. Então, o eletrodoméstico entenderá que o processo de descongelamento teve seu início, mas não um fim. Nesse caso, talvez o ideal seja substituir a peça, com a ajuda de um especialista.

3. Peças do motor

Como qualquer outro equipamento, existem algumas peças que conectam a fonte de energia ou o motor aos recursos que o fazem funcionar. Na geladeira, por exemplo, há o relê, que é um interruptor eletromecânico que dá a partida no compressor, fazendo o equipamento funcionar corretamente.

Sem o relê, não é possível dar início ao ciclo de resfriamento. Por isso, se for problema nessa peça, pode acontecer mesmo de a geladeira acender a luz, mas não funcionar como deveria. Aqui, vale lembrar que ele precisa ter a voltagem compatível com o equipamento. Do contrário, pode ocasionar outros danos.

4. Compressor

O compressor nada mais é que o motor da sua geladeira. Ele é o responsável por resfriar o ambiente, por meio do processo de refrigeração. Nesse caso, ele movimenta um fluido pelos tubos, momento no qual o líquido se transforma em vapor. Resumindo, sem essa peça, não há comidas frescas e congeladas no seu eletrodoméstico.

Se o problema realmente for no compressor, prepare o bolso! Esse é um reparo bem mais caro que os demais apresentados. Por ser uma manutenção complexa, até a mão de obra para o serviço, que é extremamente necessária, será de alto valor.

Então, se o compressor realmente queimou, talvez seja até melhor comprar uma nova geladeira — ainda mais se for um aparelho mais antigo. Pode ser uma boa oportunidade para renovar esse equipamento essencial da sua cozinha.

geladeira acende a luz mas o motor não funciona

Entenda o que fazer nesses casos

É importante fazer alguns testes antes de decretar que a geladeira realmente sofreu algum dano. Assim, dá para saber qual é, de fato, o problema e evitar gastos com trocas ou reparos equivocados.

Seja qual for a peça da sua geladeira com problema, é importante consultar um especialista para solucioná-lo. Se o seu eletrodoméstico precisar de substituição de elementos ou reparação total, só um profissional terá as ferramentas adequadas para a checagem e o eventual conserto. É o caso de um multímetro, que nem todo mundo tem em casa.

Antes de tentar reparar a geladeira que acende a luz, mas o motor não funciona, é sempre bom consultar esse profissional. Ele terá mais condições de indicar o verdadeiro problema e a solução ideal. Ao mexer no eletrodoméstico sozinho, pode ser que acabe estragando outras peças. Então, o serviço ficará ainda mais caro!

Em alguns casos, como o do relê, é possível fazer os testes em casa mesmo. Para isso, tire a peça e mexa-a: se ela fizer barulhos, como se algo estivesse solto lá dentro, é sinal que já está na hora de trocar.

Agora, você tem ideia de onde começar a procurar soluções para o problema “geladeira acende a luz, mas o motor não funciona”. Lembre-se de que pode ser algo simples de se resolver, como o caso do botão de degelo. Em outros cenários, será necessário contar com ajuda profissional. O reparo ideal evita gastos ainda maiores, certo?

Gostou deste conteúdo e quer mais informações como estas? Nós temos uma ótima dica! Siga a nossa página no Facebook para receber as novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *