Lojas

Será que a Gearbest é confiável? Veja esse review e entenda como fazer compras internacionais e importar produtos da China sem dor de cabeça!

Na hora de comprar itens pela internet, muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança e a confiabilidade dos sites e lojas virtuais. Buscar se informar antes sobre a plataforma é uma dica essencial para evitar cair em golpes e fraudes. Nesse sentido, uma dúvida comum dos usuários é se a Gearbest é confiável.

A Gearbest é uma das maiores lojas online de produtos chineses do mundo e é especializada no comércio, principalmente, de eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones e outros.

Se você está pensando em comprar na Gearbest, continue lendo este artigo e entenda melhor como funciona a loja, o nível de segurança e a experiência de outros usuários – e descubra se a Gearbest é confiável!

O que é a Gearbest e como ela funciona?

Como dissemos na introdução, a Gearbest é uma das maiores lojas de eletrônicos do mundo atualmente. Ela dispõe de uma série de itens tecnológicos de qualidade e selecionados pela própria empresa. Sua sede de operações está situada na cidade de Hong Kong, na China.

Mas, o que tem atraído a atenção dos usuários é o preço. Isso porque é possível encontrar vários produtos com valores muito baixos, o que faz com que algumas pessoas desconfiem da segurança da Gearbest.

Para saber se comprar na Gearbest é confiável, primeiro, é preciso compreender como a loja funciona. Como ela é de origem chinesa, muitos acabam acreditando que o portal é semelhante ao AliExpress, que é uma plataforma com diversos vendedores.

Na verdade, a Gearbest funciona de maneira diferente, porque ela é uma loja online. Se formos comparar com a realidade brasileira, o AliExpress seria o nosso Mercado Livre e a Gearbest como uma loja de eletrônicos, como a Submarino e tantas outras.

Assim, quem seleciona os produtos que estarão à venda, faz a sua comercialização e entrega é a própria Gearbest, sendo que todos os processos são feitos pelas equipes que trabalham no e-commerce (e não como ocorre nas plataformas, em que há vários intermediários). Isso é um ponto positivo porque ajuda a aumentar a confiança e a credibilidade da marca.

Gearbest Brasil

Com um grande número de brasileiros comprando, a Gearbest lançou um site totalmente traduzido para o português, o que facilita ainda mais as compras. O próprio site dispõe de um sistema que converte automaticamente os preços do dólar para o real.

Outra vantagem dessa solução é que o atendimento também é totalmente feito em português, o que torna mais simples a comunicação caso você venha a enfrentar algum problema com a sua compra ou entrega.

Gearbest é confiável? Dicas para analisar a segurança da loja!

Apesar de, como vimos, a Gearbest ser uma empresa online com entregas em todo o mundo, é fundamental ter certa cautela na hora de comprar itens internacionais. Para lhe ajudar a entender se a Gearbest é confiável, listamos alguns tópicos que você precisa conferir antes de comprar.

Segurança do site

Como em todas as lojas virtuais, o primeiro ponto para analisar a confiança do e-commerce é conferindo a segurança do próprio site. É importante salientar que, no próprio site, você encontra as informações sobre a sede física da empresa, canais de atendimento e até o número de registro, o que dá uma sensação maior de amparo aos consumidores.

Além disso, o site dispõe de um ambiente seguro (é possível conferir a presença do cadeado no canto superior da tela), usa o protocolo HTTPS (que é mais seguro e evita disseminação de vírus na plataforma), criptografia de dados e outros que ajudam a criar um ambiente seguro para a compra de produtos, inclusive com o uso de cartão de crédito.

Reclame Aqui e opinião dos usuários

Além de conferir a estrutura do site, é sempre importante avaliar a experiência de outros usuários que já realizaram compra pelo Gearbest. Uma maneira efetiva de avaliar isso é por meio do site Reclame Aqui.

No dia que escrevemos este conteúdo, a nota de avaliação da empresa era 4.6 (de um total de 10), com 1044 reclamações abertas e todas respondidas. O tempo médio de resposta da empresa foi de 8 dias.

Dos usuários que reclamaram, 25,7% voltariam a fazer negócio e 40,7% tiveram o problema solucionado.

Os principais problemas relatados pelos usuários no Reclame Aqui foram: atraso na entrega, produto não recebido, estorno do valor pago ou produto com defeito.

Outro motivo bem corriqueiro de reclamação são as vendas canceladas automaticamente. Ainda que isso pareça um problema grave, na verdade ele evita que o consumidor saia lesado, cancelando a compra quando o pedido está em falta no estoque.

De qualquer forma, os problemas em relação à entrega devem ser analisados com cautela. Afinal, as compras da China costumam atrasar bastante e ainda existem as questões alfandegárias do Brasil, com várias encomendas paradas nas centrais dos Correios esperando autorização. Por isso, é sempre importante checar esse ponto antes de fazer suas compras internacionais (falaremos mais sobre esse assunto no tópico “tempo de entrega”).

Política de trocas e reembolso

Um ponto a favor da Gearbest, sem dúvida, é a sua política de troca e reembolso. Caso você compre algo danificado ou defeituoso, poderá enviar uma foto para o suporte da empresa.

Depois disso, será preciso arcar com o custo do frete da devolução. Quando a Gearbest receber o produto e confirmar o problema, ela lhe reembolsará todos os custos. Porém, se o suporte técnico constatar que o produto não tem defeito, a taxa de devolução não será compensada.

No caso de itens danificados ou que não funcionem, você tem um prazo de 7 dias após o recebimento para contatar o suporte e solicitar um produto novo ou o reembolso. No caso de produtos que vieram faltando partes ou que vieram diferente do que foi pedido, é preciso entrar em contato com o suporte e informar o número do pedido e o código do produto.

Alguns produtos vendidos no site ainda contam com garantia especial. Como nos casos de vestuários, calçados, joias, relógios, acessórios para tablets e telefones, lanternas, utensílios domésticos, acessórios para bebidas, artigos de decoração, têxteis para o lar e acessórios para festas.

Para essas categorias, a política de devolução é um pouco diferente e o prazo é de 30 dias, contando a partir da data de recebimento do produto.

Os reembolsos são feitos tanto em créditos na loja, como via PayPal (em geral dentro de 48 horas) ou pelas operadoras de cartão de crédito (pode demorar até 14 dias úteis).

Tempo de entrega

Essa sem dúvida é uma das questões mais sensíveis quando as pessoas pensam se a Gearbest é confiável. Afinal, a maioria das reclamações dos usuários ocorre por atrasos na entrega. E quem nunca comprou itens da China ou de outros locais do mundo pode ter dúvidas sobre esse funcionamento.

De uma forma geral, todas as encomendas chinesas demoram em torno de 60 dias para chegar ao Brasil, porém, em alguns casos, esse prazo pode ser até 90 dias.

Mas, não é possível confiar totalmente nesse prazo, porque, depois que encomenda chega em solo nacional, ainda é preciso contar com o prazo dos Correios e da Receita Federal.

Por isso, a principal dica é sempre usar fretes com rastreamento, assim você consegue gerenciar onde o seu pedido está parado (e saber se é um problema da empresa ou dos órgãos nacionais).

A Gearbest oferece algumas modalidades de frete, que são:

  1. unregistered air mail, que é o frete sem rastreamento;
  2. registered air mail (aqui existem várias opções de fretes registrados como: Netherlands Registered, Switzerland Registered, Sweden Registered, E-post e elgium Registered. Desses, o E-Post é o mais usado);
  3. priority line (aqui são duas opções: french priority mail e BR Rastreado, sendo último o mais rápido de todos).

Outro ponto de atenção é sobre as informações do site. Normalmente, após finalizar a sua compra, o Gearbest estimará a sua entrega entre 15 a 20 dias úteis. Mas, atenção, porque esse é o prazo para que sua encomenda chegue no Brasil e não na sua casa.

Normalmente, o prazo dado no site costuma ser respeitado. Porém, lembre-se que sua encomenda passará pela Receita Federal e pelos Correios, e esse processo pode levar, no mínimo, 30 dias úteis até que ocorra a distribuição nacional das encomendas.

Taxação dos produtos

Quando você compra um produto por um site internacional, seja ele a Gearbest ou qualquer outro, é preciso ter em mente que está correndo o risco de ser taxado. A nossa alfandega poderá cobrar até 60% do valor do produto comprado.

Isso não acontece todas as vezes e existem várias pessoas que compram pela Gearbest sem serem taxadas. Mas, essa situação está cada vez mais rara. Então, ao fazer suas compras, é importante esperar receber algum tipo de taxação.

Em geral, os produtos com valores superiores a 50 dólares são taxados pela alfandega e os Correios taxam em R$15 todos os produtos vindos do exterior, independentemente do valor da compra. E não se esqueça que você terá de pagar IOF ao realizar uma compra internacional.

Envio com seguro

Outro ponto positivo da empresa e que torna a Gearbest confiável, é a opção de envio de mercadorias com seguro. Isso é muito interessante para quem vai comprar itens de valores mais altos, como drones, celulares, tablets e outros.

Lembre-se que, infelizmente, esses produtos têm altas chances de extravio e essa é uma situação difícil para a Gearbest ter controle, principalmente caso a encomenda já esteja no Brasil, pois a responsabilidade é dos Correios.

Então, se você não quer ficar no prejuízo com um pacote que sumiu no meio do caminho, vale a pena considerar essa modalidade.

Métodos de pagamento

Como todos os sites internacionais, a Gearbest aceita pagamentos com cartão de crédito internacional e via PayPal. Outro diferencial é que a empresa aceita pagamentos via boleto bancário, que geralmente não ocorre em lojas internacionais, e também há a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão.

Assim como já explicamos, a Gearbest tem a política de cancelar e estornar a sua compra caso o pedido esteja em falta no estoque. Normalmente, nesse caso, a orientação é aguardar até 10 dias para que o valor seja estornado diretamente na sua conta na Gearbest.

Se você quiser retomar esse valor (e não usá-lo para compras futuras), poderá abrir uma disputa. O estorno no PayPal costuma ser mais rápido do que com outras modalidades.

Para os parcelamentos, a Gearbest tem uma política específica. Dependendo do valor será possível parcelar entre 3 a até 6 vezes sem juros. Só valores maiores permitem o parcelamento em até 12 vezes. São aceitos os seguintes cartões para parcelar: Visa, Mastercard, Hipercard e Diners Club.

Cancelamento de compra

Se você comprar um produto e acabar desistindo dele, poderá fazer o cancelamento, desde que a Gearbest não tenha feito o envio. No caso do produto estar em fase de separação, é possível fazer o cancelamento entrando em contato com o Centro de Suporte da empresa. O atendimento é feito em português.

Depósito no Brasil

Uma grande novidade que faz com que mais pessoas saibam que a Geabest é confiável, é que agora a empresa conta com um depósito no Brasil, pensando, justamente, no mercado que oferecemos.

Assim, a Gearbest consegue oferecer frete grátis para todo o país e entrega em até 5 dias úteis, desde que, claro, o produto que você deseja comprar já esteja disponível por aqui.

Para conferir essa opção clique no link “Enviado do Brasil” dentro do site da Gearbest. Por enquanto, apenas alguns produtos contam com essa opção, mas a expectativa é que haja uma expansão da oferta.

Se você precisa de algo que está no estoque da China, então terá de aguardar o prazo dado pela plataforma e pagar o frete normalmente.

Guia de compra na Gearbest

Depois de ver todos esses detalhes, você deve ter notado que comprar na Gearbest é confiável. A empresa é séria, tem sede física e está acostumada a enviar produtos para todo o mundo.

Porém, é sempre importante ficar atento a algumas dicas, para garantir que a sua compra chegará corretamente.

Além disso, lembre-se de sempre buscar por uma opção de frete registrada, para acompanhar o tempo de entrega e o andamento da sua encomenda (que infelizmente poderá ficar parada na alfandega, nos Correios e em outros locais já no Brasil, não sendo, portanto, responsabilidade da empresa).

Se você nunca comprou nada na Gearbest, nós montamos esse pequeno guia para lhe ajudar.

Passo 1: acesse o site oficial da Gearbest.

Passo 2: faça uma pesquisa pelo produto ou pela categoria do seu interesse.

Passo 3: confira o produto, a quantidade, a disponibilidade em estoque, o preço e a opção de armazém (que pode ser da China ou do Brasil).

Passo 4: clique em adicionar ao carrinho.

Passo 6: caso seu produto tenha uma opção especial, verifique corretamente a data de despacho.

Passo 7: se quiser, continue adicionando produtos ao seu carrinho, seguindo os passos acima.

Passo 8: vá até o carrinho e finalize a sua compra. Confira o tempo de suporte técnico em fábrica a o de garantia do seu dinheiro de volta.

Passo 8: se você tiver algum cupom de desconto, adicione nessa etapa.

Passo 9: vá para o checkout e crie a sua conta. Preencha todos os dados e a Gearbest lhe enviará um e-mail com um link para confirmar a sua conta.

Passo 10: volte a sua tela de compra, preencha com seus dados pessoais e informações de entrega. Coloque o seu endereço corretamente.

Passo 11: você será direcionado à tela de confirmação de frete. Nós explicamos acima todas as modalidades. Uma bastante usada é a opção Priority Line com BR Rastreado. Mas fica a seu critério qual escolher. O importante é se atentar ao prazo de envio estimado (que como dissemos, não envolve o tempo de tramitação nos Correios).

Passo 12: adicione a opção de seguro caso você queira evitar extravios.

Passo 13: selecione a forma de pagamento. É possível optar por PayPal, cartão de crédito internacional ou boleto bancário. Nas compras internacionais, será preciso pagar IOF (o valor, em geral, é de 6%), mas no boleto essa tarifa é de menos de 0,50%, só que o tempo de processamento é de 1 a 3 dias, enquanto PayPal e cartão de crédito são aprovados em até 12 horas.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, a Gearbest é confiável, afinal a empresa conta com distribuição em todo o mundo, uma política de reembolso e trocas, um ambiente seguro e criptografado e agora também tem um depósito no Brasil, permitindo que as compras sejam feitas de maneira mais simples, com frete grátis e tempo de entrega menor.

Mas, é claro que, para ter boas experiências, é preciso ficar atento. Se você for comprar um produto da China, tenha em mente que a entrega poderá demorar, principalmente devido ao tempo de tramitação da Receita e dos Correios.

Você gostou deste conteúdo? Já sabe se a Gearbest é confiável ou não? Ajude os seus amigos: compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *