Casa

Fogão por indução: entenda como funciona e conheça as principais vantagens

O fogão por indução é um equipamento que funciona com energia elétrica, gerando calor por ondas eletromagnéticas produzidas em uma bobina de cobre. Assim, o resultado é um alimento preparado de maneira mais equilibrada e um cooktop mais frio.

Isso é possível porque o campo eletromagnético criado é direcionado para a panela colocada em uma mesa vitrocerâmica do cooktop, provocando a movimentação das moléculas dos alimentos e, por consequência, seu preparo.

Neste post, vamos mostrar como funciona esse tipo de fogão, bem como as principais vantagens e desvantagens. Afinal, na hora de comprar um novo eletro, além de procurar marcas de confiança, é necessário entender quais são as opções disponíveis. Confira!

A tecnologia de indução

A tecnologia de indução funciona como um transformador. Assim, a energia chega a um circuito (oscilador), que produz uma corrente alternada de 24 KHz, aplicada a uma bobina formada por vários fios enrolados que se localizam abaixo do vidro de sustentação da panela, criando um campo eletromagnético ao seu redor.

Quando ligamos o fogão, esse circuito magnético se fecha e gera uma grande quantidade de corrente elétrica que começa a circular pela panela. A ação da corrente no metal da panela provoca perdas de energia que são transformadas em calor.

A temperatura é controlada por meio do aumento ou diminuição da intensidade do campo magnético gerado pela bobina. Dessa forma, quanto mais forte o campo magnético, maior será a sua absorção pela panela. Assim, quando a intensidade da corrente é maior, as temperaturas são mais elevadas.

As principais vantagens do fogão por indução

O método de aquecimento por indução traz diversos benefícios, como segurança, eficiência na distribuição do calor, design moderno, facilidade na limpeza, entre outras. A seguir, veja as principais vantagens desse tipo de fogão.

Segurança

Por não gerar chamas e não utilizar gás, o fogão por indução evita acidentes, como queimaduras, choques elétricos, incêndios e vazamentos. Isso é possível porque, além de não utilizar fogo, a mesa vitrocerâmica, onde se localizam as bocas, não aquece a ponto de queimar a mão de uma pessoa.

O calor gerado fica concentrado apenas na panela que, por ser feita de materiais especiais, mantêm o calor por mais tempo. Quando a panela é retirada da boca do fogão, a mesa se desliga e começa a esfriar rapidamente, reduzindo o risco de queimaduras.

O mesmo acontece com alimentos derramados. Eles não queimam, nem ressecam, como ocorre em cooktops e fogões que utilizam outras tecnologias.

Eficiência na distribuição de calor

Ao contrário do que ocorre com fogões a gás, a panela aquecida pelo campo magnético consegue receber 100% da energia gerada, sem perda para o ambiente. Dessa forma, o calor gerado também não aquece a cozinha.

Além disso, em aparelhos com controle digital, a pessoa tem mais precisão da potência e da temperatura, contribuindo para aumentar a eficiência do equipamento na hora de cozinhar.

Design moderno

Há dois modelos de fogão de indução disponíveis no mercado: o de mesa e o de embutir. O de mesa, que pode ser encontrado com 1 ou 2 bocas (com 110 ou 220V), serve como um fogão portátil, podendo ser usado em eventos e levado até em viagens. Já o fogão de embutir é semelhante ao cooktop tradicional. Ele é instalado na bancada da cozinha, inclusive em trailers.

O design oferece um perfil baixo e topos planos, o que o torna conveniente e muito útil para pessoas em cadeiras de rodas e montagens em uma ilha na cozinha por exemplo.

Facilidade para limpeza

Por ser fabricado em vidro ou material vitrocerâmico e ter a superfície lisa, a limpeza é facilitada, bastando um pano úmido e produtos de limpeza.

pessoa limpando um fogão por indução

As desvantagens a serem consideradas na escolha do fogão

Embora o fogão por indução proporcione diversas vantagens, na hora da escolha, é importante considerar algumas desvantagens dessa tecnologia. A seguir, veja os principais pontos que devem ser observados.

Alto custo

Uma das desvantagens é que esse tipo de fogão é consideravelmente mais caro que os convencionais. Além disso, é preciso levar em conta que a sua utilização demanda um consumo maior de energia elétrica.

Necessidade de usar panelas específicas

Alguns tipos de panela não podem ser utilizados nos fogões por indução. Os modelos mais adequados são feitos de ferro fundido ou aço inox com fundo triplo. Isso acontece porque a tecnologia de indução funciona por meio de metais magnéticos como o ferro, exigindo que o equipamento o utilize como fonte de energia para o cozimento.

Assim, para saber se você pode utilizar a panela que já tem em sua casa, no fogão por indução, basta testá-la. Para isso, coloque um ímã na base exterior do utensílio — se ele grudar é sinal de que ela pode ser usada.

As panelas de ferro fundido também podem ter acabamento esmaltado e antiaderente, desde que não tenham camadas de alumínio ou cobre. Além disso, é importante saber que, quanto mais plana e sem curvas, maior a capacidade de aquecimento da panela.

Possível demanda por mão de obra especializada para instalação

A instalação de equipamentos sempre é mais fácil quando realizada na construção de uma casa nova. Mas em casos de substituição de fogão ou reforma da cozinha, é crucial garantir uma boa fiação, com voltagem e amperagem que suportem a carga (cerca de 208/240 volts com disjuntores de até 50 amperes).

Em locais com fiação antiga, uma sobrecarga pode ser perigosa. Nesse sentido, é preciso considerar que as redes elétricas flutuam e até mesmo fiações modernas podem não aceitar a voltagem de especificação do fogão por indução.

Além disso, instalações impróprias podem interferir nos sinais de TV ou rádio. Por esse motivo, é mais seguro contratar um eletricista experiente para evitar o acionamento constante dos disjuntores ou acidentes mais graves.

Como você pôde verificar, o fogão por indução apresenta muitas vantagens e algumas desvantagens. Dessa forma, na hora de escolher, é fundamental considerar o tipo de equipamento que melhor atende às suas necessidades. Para isso, é importante pesquisar as opções disponíveis e procurar marcas de confiança.

Gostou de saber como funciona a tecnologia por indução e quer dicas sobre outras opções? Então conheça o review dos 4 principais modelos de fogões da Atlas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *