Casa

Melhores dicas para dimensionar o fio para ar-condicionado

Depois de pesquisar entre as melhores marcas de ar-condicionado e escolher o modelo certo para sua casa, vem mais uma dúvida: afinal, qual fio para ar-condicionado comprar? É importante destacar que, antes de comprar um ar-condicionado, você deve sempre verificar se a sua casa e a rede elétrica dela suportam esse tipo de aparelho e instalação.

Caso isso não seja possível, você ainda poderá se refrescar, usando, por exemplo, um ar-condicionado portátil. Mas se você já verificou a rede elétrica da sua casa, e ela suporta um modelo split, só precisa de orientações quanto à escolha do fio para ar-condicionado? Então siga conosco!

Qual é o fio ideal para cada ar-condicionado?

Na hora de escolher o fio ideal para ar-condicionado, você precisa considerar as variações em relação à bitola, que nada mais é do que o diâmetro (a grossura) do fio. Esse diâmetro deve ser compatível com a capacidade do seu ar-condicionado. Afinal, a bitola depende da quantidade de corrente elétrica que circula pelo fio.

Além disso, também é importante analisar a potência do ar-condicionado e o disjuntor utilizado. O disjuntor (expresso em amperes) precisa ter compatibilidade com a bitola do fio, já que ambos dependem da corrente elétrica que circula na instalação.

Quando a corrente elétrica circula pelo fio, ele se aquece — e há um limite máximo de aquecimento que cada fio é capaz de suportar. Se esse valor é ultrapassado, o fio começa a se deteriorar, o que pode causar choques e incêndios.

Tabela

Para te ajudar, existe uma tabela que relaciona os BTUs do ar-condicionado com a bitola adequada para o fio. Mas, atenção, porque essa tabela só é válida para ar-condicionados de 220V. Confira:

  • 7.500 BTUs – bitola de 2,5 mm²
  • 10.000 BTUs – bitola de 2,5 mm²
  • 12.000 BTUs – bitola de 2,5 mm²
  • 15.000 BTUs – bitola de 2,5 mm²
  • 18.000 BTUs – bitola de 2,5 mm²
  • 21.000 BTUs – bitola de 4 mm²
  • 24.000 BTUs – bitola de 4 mm²
  • 30.000 BTUs – bitola de 6 mm²

Como dimensionar o fio para ar-condicionado?

Além da tabela, para descobrir qual é o melhor fio para ar-condicionado, você poderá realizar um cálculo, a partir da potência do seu aparelho.

Potência elétrica x BTU

Aqui, é importante realizar um adendo e lembrar que potência não é o mesmo que BTUs. Ainda que a tabela acima utilize os BTUs para facilitar, neste caso, você deverá considerar a potência em Watts do aparelho, normalmente indicada no manual do usuário.

O BTU se refere à potência de refrigeração, e a potência em Watts que iremos usar é a potência elétrica.

Fórmula da Potência Elétrica

Esse dimensionamento também deve ser feito para descobrir qual disjuntor usar, tornando segura a instalação do seu ar-condicionado.

Para isso, nós usaremos a fórmula da potência, que é P = V x I, em que P é a potência elétrica medida em Watts (W), V é a tensão elétrica medida em Volts (V) e I a corrente elétrica medida em Ampere (A).

Exemplo

Vamos supor que você tenha um split inverter de 11.500 BTUs com uma potência elétrica de 1.120W e tensão elétrica de 220 V. Para dimensionar os cabos, você precisa, primeiro, calcular a corrente elétrica do ar-condicionado. Para isso, use I = P/V.

Então I = 1.120 / 220 = 5,09 A.

Descobrimos que a corrente nominal do nosso ar-condicionado é de 5,09 A. Então, basta multiplicar esse valor pelo fator de serviço, que é 1,25. O fator de serviço é a margem de segurança para que o disjuntor não desarme. O resultado desse cálculo é 6,36 A.

Essa será a corrente elétrica de referência para dimensionar tanto o disjuntor como os cabos. Depois de descobrir esse valor, você poderá consultar a tabela 36 da NBR 5410, que informa a capacidade de condução de cada fio. Não se esqueça de comparar o resultado informado nessa tabela, com o apresentado na tabela 47 da mesma norma.

No caso, ao consultar as duas tabelas, notamos que o mais indicado é o cabo de 2,5 mm² porque estamos buscando um cabo para a corrente de 6,36 A e para circuitos de força (elétrico).

Também é recomendável o uso de cabo tipo PP de 3 vias, que apresenta isolação dupla. Essa mesma corrente pode ser usada para você dimensionar o disjuntor para o seu ar-condicionado.

Quais outros pontos merecem atenção na hora de instalar o ar-condicionado?

técnico instalando o ar-condicionado e tendo atenção ao fio para ar-condicionado

Já deu para notar que os cuidados elétricos são muito importantes na instalação de ar-condicionado, não é mesmo? Por isso, vale a pena contar com a ajuda especializada de um eletricista, que será capaz de analisar as características do seu imóvel e definir quais alterações precisam ser feitas, pensando, sempre, na segurança.

Nós separamos alguns pontos extras aos quais você deve ter atenção na hora de instalar o ar-condicionado.

Capacidade elétrica

Antes mesmo de procurar por fio para ar-condicionado ou disjuntor, você deve descobrir qual é a capacidade elétrica da sua residência e quantos equipamentos você utiliza, evitando sobrecarregá-la.

As casas que não têm ou nunca tiveram um ar-condicionado, geralmente não contam com uma rede elétrica capaz de suportar o aparelho. Nesse caso, será necessário criar novos circuitos elétricos onde o equipamento será instalado.

Disjuntor

Você viu que, ao longo deste conteúdo, falamos bastante sobre o disjuntor. Ele é uma peça muito importante na instalação de ar-condicionado. Você deve separar um disjuntor exclusivo apenas para o aparelho, evitando sobrecarregar a rede – o que pode reduzir a durabilidade do seu ar e ainda trazer riscos à sua família, como curtos-circuitos e incêndio.

O disjuntor é um mecanismo de segurança que, quando há pico, corta a passagem de energia elétrica. Isso evita que os curtos-circuitos aconteçam. Contrate um eletricista para avaliar a sua residência antes de realizar qualquer instalação, dimensionando com cuidado o disjuntor e a fiação necessária.

Materiais dos tubos

Não é qualquer tubo que pode ser usado para a instalação de ar-condicionado, já que alguns são incapazes de suportar o calor irradiado pelo aparelho. Os materiais mais recomendados são de alumínio e de cobre. Também será preciso providenciar tubos de PVC para realizar a drenagem da água que o ar-condicionado libera.

Com todas essas dicas, ficará mais fácil escolher corretamente o fio para ar condicionado e também realizar uma instalação segura do aparelho na sua casa ou empresa.

Gostou deste conteúdo? Se você curtiu nossas orientações, siga a nossa página no Facebook e receba sempre dicas interessantes como esta e reviews de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *