Casa

Como substituir o filtro do purificador Electrolux? Veja o passo a passo!

Uma dúvida de muitas pessoas (e que também era a minha) é sobre como substituir o filtro do purificador de água Electrolux. Afinal, de tempos em tempos, é necessário realizar essa tarefa, garantindo que o seu purificador estará realmente retirando todos os patogênicos da água e deixando-a pura.

A boa notícia é que os purificadores Electrolux, assim como os melhores purificadores de água do mercado, já contam com uma indicação no painel, avisando quando é a hora de fazer a troca do filtro.

Quando essa luz acender, a dica é comprar o filtro original da Electrolux, considerando o modelo do seu purificador. Essa é uma maneira de garantir mais qualidade na purificação. Quer mais dicas? Siga a leitura e veja como eu fiz a troca do meu filtro!

Como substituir o filtro do purificador de água Electrolux?

O primeiro passo é descobrir qual é o modelo do purificador de água Electrolux que você tem. O de casa é o PE11B – um bastante procurado e com refil a preços atrativos. Eu fiz a compra do filtro diretamente pelo site da Electrolux e eles me entregaram o produto em menos de 1 semana.

Depois disso, é só seguir as orientações contidas no manual do produto. Vamos ao passo a passo?

Passo 1:  encaixar o cabeçote do filtro

Após receber o filtro em casa e retirá-lo da embalagem, você precisará encaixar o cabeçote do filtro no refil que você comprou. Esse cabeçote vem junto do purificador, quando você faz a compra do produto. Então, atenção, porque é preciso guardar a peça, já que ao comprar o filtro, ela não vem incluída, ok?

Para encaixar é super fácil, basta retirar a tampinha de plástico que vem no filtro, colocar o cabeçote e girar no sentido horário.

Passo 2: conectar o filtro à entrada de água

é preciso conectar o filtro à entrada de água para substituir o filtro do purificador de água electrolux
É preciso retirar a borda do conector e puxar a mangueira instalada

Com o cabeçote já instalado, é hora de fechar o registro de água que alimenta o seu purificador. Na parte de trás do produto, você encontrará a entrada de água. Será preciso empurrar a borda do conector e puxar a mangueira instalada atrás do aparelho.

Em casa, eu não consegui realizar esse processo. A borda do conector estava emperrada e por mais que puxasse ela não saía. Então, fizemos um processo diferente do que é orientado pelo manual e deu muito certo. Mas se você conseguir retirar a mangueira, faça o passo a passo do manual, certo?

Passo 3: conectar a mangueira no cabeçote

Quando você retirar a mangueira, é só colocá-la na entrada do cabeçote de limpeza (o cabeçote tem um furinho na parte de cima, é só colocar a mangueira ali). Depois, abra o registro e deixe fluir aproximadamente 10 litros de água. Feche o registro.

Como eu não consegui retirar a mangueira, pulei essa parte e já fui direto para o próximo passo.

Passo 4: retirar o filtro antigo e instalar o novo

Na sequência, retire o cabeçote do filtro e guarde para as próximas trocas. Abra a tampa superior do seu purificador e retire o filtro antigo, girando no sentido anti-horário. Retirar o filtro antigo é muito fácil, basta girar mesmo, não precisa nem colocar força.

No lugar, encaixe o novo filtro, girando no sentido horário. Antes de colocar o meu filtro, aproveitei para limpar com um pano úmido essa região.

Passo 5: apertar o botão reset

Depois de colocar o filtro e fechar a tampa, é só apertar o botão de reset por 5 segundos. O alerta frontal irá piscar 3 vezes.

Como eu não consegui fazer a limpeza do filtro novo por meio da mangueira, descartei em torno de 10 litros de água pelo purificador mesmo. Abri o registro de água, coloquei o purificador próximo da pia e liguei. Eu descartei a água pela opção “gelada”. Depois de 10 litros, fui provando até o sabor ficar agradável (deve ter dado mais uns 5 litros de água).

No manual da Electrolux, ele orienta a, depois de apertar o botão reset, mesmo quem fez a limpeza do filtro, realizar o descarte de água até o sabor ficar agradável.

E, pronto. Viu que fácil é substituir o filtro do purificador de água Electrolux?

De quanto em quanto tempo devo substituir o filtro do purificador de água Electrolux?

Cada modelo de purificador possui um tipo de filtro próprio – e o tempo de duração poderá variar. No meu PE11B, há uma luz no painel e sempre que ela acende, indica que é hora de trocar – a média para isso é a cada 3 mil litros, nesse modelo.

Porém, existem outros modelos com médias maiores, como a cada 3500 litros. E há purificadores nos quais essa informação é dada em meses, em geral a cada 6 ou 12 meses. Você encontra todas essas informações no manual do seu modelo.

Manter a troca dentro do prazo estipulado é essencial, porque assim você garantirá a eficiência do filtro e a qualidade da água que está bebendo.

Agora que você já sabe como substituir o filtro do purificador de água Electrolux, conte para seus amigos compartilhando esse conteúdo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *