Computadores

Descubra como limpar o notebook sem estragar seus componentes!

Depois de escolher entre as melhores marcas de notebook e garantir o modelo certo para suas necessidades, é hora de cuidar corretamente do produto, para que ele dure bastante tempo. Por isso, é fundamental descobrir como limpar o notebook.

Em época de pandemia de covid-19, essa informação é ainda mais valiosa, evitando se contaminar e, claro, não danificando partes importantes do seu computador. Não sabe como limpar o notebook? A gente te ensina!

Como limpar o notebook?

O álcool em gel está em alta, mas você sabia que ele não é muito indicado para a limpeza dos notebooks? Se você passar esse produto na tela, por exemplo, ele poderá danificá-la. Por isso, a primeira dica é separar os produtos certos que você precisará, de preferência usando itens destinados à limpeza de telas e de equipamentos do seu computador.

Além do álcool em gel, é bom evitar detergente e produtos multiuso. No caso dos panos, prefira os 100% de algodão ou de microfibra. Não use panos de camisa e nem papéis higiênicos, que podem riscar. Para limpar a tela, prefira o pano de microfibra, que não arranha.

Como limpar a parte externa do notebook?

Agora que você já separou os materiais certos, é hora de começar a limpeza. Antes de qualquer coisa, desligue o seu notebook. Inicie passando um pano seco na parte de fora e em torno da tela e do display, para retirar as poeiras e outras pequenas sujeiras.

Se você notar marcas de gordura e manchas em geral na tela, umedeça levemente o pano com água ou um produto específico para a limpeza de telas e passe no local. Mas cuidado! Não deixe o pano extremamente molhado.

Caso queira usar o pano úmido em todo o notebook, prefira o álcool isopropílico 70% que é ideal para limpeza de notebooks e smartphones. Mas, assim como a água, você deve usar apenas uma pequena quantidade do produto.

Partes sensíveis

Atenção com as partes sensíveis, evitando deixá-las umedecidas, como entrada USB, conectores de fones de ouvido e alto-falantes. Nesse caso, a dica é usar um cotonete e esfregar com delicadeza, apenas para retirar a poeira. E, atenção, use o cotonete apenas nas bordas externas. Se você o usar dentro dos contatos, há o risco de ele enroscar ou de soltar fiapos.

Teclado

Na hora de fazer a limpeza, tenha bom senso. Não use uma força exagerada, pois poderá danificar as peças, especialmente as mais frágeis, como as teclas. Aliás, para limpar o teclado, não tente retirar as teclas. Para retirar aquelas sujeiras que ficam acumuladas, use ar comprimido ou um pincel fino com cerdas macias.

Tela e saídas de ar

Jamais borrife líquidos sobre seu notebook. Para a tela, essa dica é ainda mais importante, porque se a água ou o outro produto que você borrifar se infiltrar pelas bordas do display, você poderá causar sérios danos ao seu computador.

Não se esqueça de limpar as saídas de ar (costumam ficar na parte de trás ou na lateral do notebook). Elas permitem que o ar quente saia do computador. Se você usar ar comprimido na limpeza, por exemplo, poderá soprar essa sujeira para dentro do notebook. Então, use cotonetes ou um pincel fino na grade, até que toda a sujeira saia.

Como limpar a parte interna do notebook?

homem desparafusando o computador para ver como limpar o notebook por dentro

Limpar o notebook por dentro é uma tarefa mais complicada e que exige atenção redobrada. Lembre-se, ainda, de que se você causar qualquer dano ao computador, a responsabilidade será sua e não da fabricante.

Comece abrindo o notebook, ou seja, retirando os parafusos que prendem a tampa aos componentes internos. Verifique no manual do seu notebook como realizar essa ação.

Depois, você terá apenas que remover a poeira. Então, verifique em quais áreas há maior concentração de pó e use um pincel seco e macio. Geralmente, você notará mais sujeira próxima à saída de ar e às ventoinhas.

Localize a conexão com a bateria e desconecte-a da placa. Esse passo é muito importante para não haver um curto-circuito enquanto você faz a limpeza, o que poderia destruir sua placa. Se você notar muita poeira sobre a placa-mãe, assopre o material primeiro e depois use um pincel macio. Você também poderá usar ar comprimido, caso a sua placa esteja bastante empoeirada.

Ventoinha

Caso note que a ventoinha está muito suja, é possível fazer a remoção dela. Alguns notebooks têm coolers fáceis de remover, em outros, contudo, a ventoinha fica conectada ao heatpipe, uma estrutura metálica que faz a ligação entre ventoinha, processador e placa de vídeo.

Se esse for o caso do seu notebook, será preciso soltar o heatpipe. Porém, antes, você terá que trocar a pasta térmica do processador e da placa de vídeo, caso seu notebook tenha uma placa dedicada. Nunca remova essa estrutura sem substituir a pasta térmica.

Ao finalizar a limpeza, conecte novamente o cabo da bateria à placa-mãe, encaixe a tampa e a parafuse ao notebook.

Cuidados

Já deu para notar nestas dicas de como limpar o notebook por dentro que essa não é uma tarefa das mais simples, não é? Você precisará ter um pouco de conhecimento sobre o funcionamento dos eletrônicos.

Por isso, se você não se sente seguro o suficiente para fazer os passos acima sozinho, vale a pena chamar um técnico, evitando danos ao seu computador.

Além do pincel, se você notar que a parte interna está muito suja, é possível usar uma flanela de microfibra com um pouco de álcool isopropílico. Esse álcool é indicado, pois ele tem pouquíssima concentração de água, assim, não oferece risco de danos e nem de curto-circuito ao sistema.

Quais produtos usar e quais não usar na limpeza?

Para não esquecer, vamos reforçar os produtos que podem e não podem ser usados na limpeza do notebook, ok?

  • álcool em gel, água em excesso, papel toalha, papel higiênico, panos que soltem fiapos, toalhas mais grossas, limpadores multiuso, lustra móveis, detergente, limpa vidros, limpa móveis, desengordurantes e outros produtos abrasivos.
  • pano macio que não solte fiapos (principalmente a flanela de microfibra), cotonetes, pincel de cerdas macias, lata de ar comprimido, álcool isopropílico e um pouquinho de água, só para umedecer o pano. Também existem mini aspiradores que você encontra em lojas especializadas.

Mas lembrando: mesmo usando os produtos permitidos, nunca os borrife diretamente sobre o computador. Sempre coloque uma quantidade pequena no pano, apenas para umedecê-lo, e, depois, passe no notebook. E para reduzir o acúmulo de poeira e de sujeira, você pode usar uma capa protetora no notebook enquanto não estiver usando.

Apesar dos cuidados com a pandemia, evite limpar o notebook em excesso, pois isso poderá danificar o equipamento, mesmo quando a limpeza é feita de forma correta. Use apenas um pano úmido por fora e nas teclas e mantenha os cuidados como uso de máscara e álcool em gel nas mãos — isso já será suficiente para evitar se contaminar.

Agora, você já sabe como limpar o notebook? Se curtiu nossas dicas, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

Confira outros conteúdos sobre esse assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *