Casa

Descubra como limpar geladeira por fora e por dentro do modo certo!

Saber como limpar geladeira é extremamente importante. Afinal, essa higienização frequente ajuda o aparelho a durar mais, mantém os alimentos frescos e seguros e evita questões como a ferrugem no eletrodoméstico.

Não adianta, por exemplo, comprar a melhor geladeira frost free, mas limpá-la de modo incorreto, pois isso irá reduzir a vida útil do eletro. Não sabe como limpar geladeira corretamente? A gente te ensina!

Como limpar geladeira: passo a passo simples

A geladeira precisa ser limpa por fora e por dentro, evitando odores desagradáveis e a proliferação de micro-organismos que podem trazer doença.

Por dentro

Limpar a geladeira por dentro é, sem dúvida, a parte mais trabalhosa do processo. Porém, é também, a mais importante, já que é onde ficam os alimentos. Vamos ver o passo a passo? Confira!

Passo 1

Comece desligando a sua geladeira da tomada, para evitar riscos elétricos.

Passo 2

Retire os alimentos do refrigerador e do freezer e passe-os para uma sacola ou caixa térmica, de modo que eles se mantenham frescos. Aproveite e faça uma limpeza também nos alimentos, descartando aqueles vencidos ou que estão há muito tempo armazenados em potes.

Passo 3

Retire os itens removíveis da sua geladeira, como prateleiras, gavetas hortifrúti, grades, recipientes para ovos ou latas etc. Lave todos eles com detergente neutro e água.

Passo 4

Se quiser uma limpeza mais profunda, você pode usar uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em 2 litros de água morna. Com uma esponja macia ou um pano limpo, passe essa solução em toda a geladeira.

Passo 5

Não se esqueça de limpar a borracha de vedação e a porta.

Passo 6

Finalize usando um pano seco e limpo para secar o interior da geladeira. Ligue a geladeira de volta e recoloque os alimentos.

Se a sua geladeira for frost free, você pode usar o mesmo passo a passo acima para limpar o freezer, pois não precisará fazer o degelo. Mas se a sua geladeira for de degelo manual ou cycle defrost, você precisará:

  • remover o gelo acumulado usando um pano umedecido com água morna (evite usar facas e outros objetos com ponta, pois pode danificar sua geladeira);
  • limpar bem o interior do freezer com uma esponja umedecida com a mistura de bicarbonato;
  • secar bem o interior com uma pano limpo e seco e recolocar os alimentos dentro do freezer.

A limpeza da parte interna do refrigerador pode ser feita a cada 15 dias, já o degelo do freezer dependerá das orientações do fabricante. Outra dica bacana é esperar para fazer a limpeza da geladeira, congelador e freezer quando eles não estiverem muito cheios, evitando que os alimentos estraguem.

Como retirar odores da geladeira

Os odores desagradáveis são problemas muito comuns. Além da limpeza correta e frequente (especialmente com o descarte periódico dos alimentos vencidos), você pode usar alguns truques, como:

  • fazer uma mistura com o caldo de 1 limão e 1 colher de pó de café e colocar dentro da geladeira. Em geral, a mistura resolve os odores já no primeiro dia, mas é possível deixá-la por até 3 dias dentro da geladeira;
  • cortar uma maçã ao meio e colocar dentro da geladeira por 3 dias;
  • colocar 2 colheres de bicarbonato dentro de um pote de vidro e colocar dentro da geladeira (trocar o potinho a cada 5 dias).

Por fora

mulher mostrando como limpar geladeira

Limpar a geladeira por fora, embora seja mais simples, não deixa de ser igualmente importante. Assim, você evita várias questões, como ferrugem, amarelamento (no caso das geladeiras brancas) ou as terríveis marcas de dedos (super comuns nos eletrodomésticos de inox).

Para fazer isso, siga o passo a passo.

Passo 1

Verifique o material da sua geladeira e as orientações do fabricante para a limpeza. A geladeira de inox exige mais cuidados, evitando produtos que possam causar manchas.

Passo 2

Nas geladeiras de inox, use um pano umedecido com uma mistura de detergente neutro e água (se quiser, pode usar vinagre branco ao invés do detergente). Nas geladeiras comuns, você poderá usar uma bucha lisa para retirar manchas mais impregnadas. Nunca use a parte áspera da bucha, pois isso poderá causar danos ao eletrodoméstico.

Passo 3

Depois de fazer a aplicação da mistura de água e detergente neutro, retire o excesso com um pano úmido limpo. Se preferir, poderá usar lenço ou spray antibacteriano no puxador da geladeira, que é o local com maior concentração de germes da geladeira.

Passo 4

Não se esqueça de limpar o condensador, que fica atrás da geladeira. Você poderá usar um espanador ou um pano úmido para retirar o excesso de poeira que costuma acumular neste local, prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico. Para fazer essa etapa, desligue a geladeira da tomada. Nunca use água ou detergente durante a limpeza. Ao terminar a limpeza, religue o aparelho.

Passo 5

Existem alguns modelos de geladeira que tem uma bandeja na parte detrás do equipamento, abaixo do motor. Essa bandeja serve para retirar o excesso de água da produção de gelo. Não se esqueça de retirar essa bandeja e lavá-la. Também é possível colocar um pouquinho de água sanitária, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Se a sua geladeira for Evox (com uma camada de zinco, uma película impermeabilizante e outra camada de aço), use a parte macia da esponja e detergente neutro para fazer a limpeza. Enxague com pano úmido, água morna e detergente neutro e seque com um pano limpo e seco.

Nas geladeiras Evox, nunca use produtos com cloro, como a água sanitária, porque, a longo prazo, pode retirar a proteção do Evox e contribuir para o surgimento de ferrugem. Saponáceos, desengordurantes, amoníacos, produtos com álcool ou outros solventes também devem ser evitados, porque podem manchar a geladeira permanentemente.

Dicas para fazer sua limpeza durar mais

Mesmo com as dicas de como limpar geladeira, você sofre com a falta de tempo e acha que não conseguirá realizar os passos a cada 15 dias? Há alguns truques que ajudam a sua limpeza a durar mais tempo. Como:

  • fazer compras menores, a cada semana, para evitar a superlotação na geladeira;
  • não deixar os alimentos mofarem, pois o mofo se espalha rapidamente para outros alimentos;
  • manter as carnes bem embaladas para que os fluídos não escorram para as demais prateleiras;
  • arrumar a geladeira depois de usar. Após abrir condimentos e alimentos, deixe-os na geladeira e não nos armários;
  • se algo vazar, limpe os resíduos na hora, tornando a remoção mais simples e mantendo sua geladeira limpa;
  • manter os alimentos dentro de potes bem fechados ou vedados com papel filme. Evite deixar os alimentos abertos e expostos, pois isso poderá proliferar odores desagradáveis;
  • organizar corretamente a geladeira: na parte superior, incluir os alimentos que precisam de maior refrigeração, no meio, leites, derivados de leite, ovos e sobras de comida, no gavetão, as frutas, verduras e legumes, na parte superior da porta, industrializados em geral (evite colocar os ovos nessa área) e na parte debaixo da porta, água, sucos e refrigerantes.

Produtos que você não pode usar para limpar geladeira

Além de saber como limpar geladeira – é importante descobrir o que você nunca deve usar nesse processo. Os itens que devem ser deixados de fora da sua limpeza são:

  • esponjas de aço, panos ásperos ou a parte mais agressiva das esponjas;
  • produtos que contenham álcool, amônia e substâncias abrasivas;
  • limpadores multiuso com cheiro muito forte;
  • produtos químicos alvejantes a base de cloro (podem descascar a pintura da geladeira e favorecer o aspecto amarelado);
  • bicarbonato de sódio puro, pois é abrasivo e danifica a pintura interna e externa da geladeira;
  • facas e objetos pontiagudos.

Depois dessas dicas, já sabe como limpar a geladeira corretamente? Siga o Guia da Escolha no Facebook e receba mais dicas bacanas como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *