Casa

Aprenda como limpar fogão, forno e cooktop do jeito certo!

Existem muitas dúvidas sobre como limpar fogão — e essa é uma questão que demanda atenção. Afinal, realizar a higienização de forma correta é extremamente importante para manter a estética e o funcionamento do eletrodoméstico por mais tempo, evitando ferrugem e o entupimento do fogão, por exemplo.

Atualmente, existem vários tipos de fogões e é fundamental entender a melhor maneira de limpar cada um deles. Não sabe como fazer? A gente te ajuda!

O que fazer antes de limpar o fogão?

Antes de começar a limpeza propriamente dita, é importante seguir determinados passos, que vão dar mais segurança ao procedimento. São eles:

  • desligar o fogão da tomada e aguardar até as bocas esfriarem;
  • fechar o registro do gás, já que você terá que remover os botões do fogão na limpeza;
  • retirar as grades e queimadores do fogão;
  • ler o manual do seu fogão, para conferir as orientações específicas do fabricante, evitando usar algum produto não recomendado.

Como limpar fogão?

Uma dica muito importante é tentar fazer a limpeza diária do fogão, sempre após o uso. Assim, você evita que ele fique com excesso de sujeira. Para limpezas mais profundas, a recomendação é começar por fora e depois partir para as peças do fogão. Veja abaixo algumas recomendações!

Fogão de inox

A superfície de inox pode ficar com dedos e outras manchas devido ao uso. Para limpar, use um pano úmido ou papel toalha, retirando o excesso de gordura e até restos de alimento que podem ter caído ali.

Depois, esfregue o fogão usando um desengordurante e o lado macio de uma esponja. Retire o produto com um pano umedecido e limpo. Finalize fazendo a secagem com um pano seco que não solte fiapos ou com papel toalha.

Se o fogão inox estiver manchado, você pode aplicar uma mistura de água quente com 3 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre branco. Deixe agir por 20 minutos, esfregue suavemente com o lado macio da esponja, enxágue e seque.

Caso restem marcas, como pequenos riscos, aplique a mistura de 2 colheres de sopa de óleo para bebê com 650 ml de vinagre branco.

Fogão branco

O fogão branco precisa ser limpo cuidadosamente, para não amarelar com o tempo. A limpeza, contudo, é bem mais simples. É só usar uma esponja ou um pano umedecido com algumas gotas de detergente. Depois, remova o excesso de sabão com um pano seco que não solte fiapos e pronto.

Peças do fogão

Agora que você já limpou o fogão por fora, é hora de começar a limpar a área do preparo dos alimentos. Comece retirando as peças (bicos, queimadores e grelhas), que devem ser lavadas separadamente.

Na sequência, passe um pano úmido ou papel toalha para retirar o excesso de sujeira superficial do fogão. Aplique um produto desengordurante no lado macio da esponja e passe em toda a superfície do fogão. Retire usando um pano úmido e limpo. Finalize secando com um pano seco (que não solte fiapo) ou papel toalha.

Além do desengordurante, você pode fazer a limpeza usando vinagre e detergente ou água e sabão neutro.

Para retirar manchas de queimadura no fogão, use a seguinte mistura:

  • 2 colheres de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 10 colheres de sopa de vinagre;
  • 1 copo de água.

Aplique essa solução com um pano ou uma esponja macia. Finalize secando a superfície.

Limpeza adequada das partes móveis

Se você notar que as peças retiradas estão engorduradas ou deseja fazer uma limpeza mais profunda, deixe-as de molho na água morna com vinagre para que a crosta de gordura se solte.

Depois, é só lavar as peças na pia da cozinha. Para fazer uma limpeza mais “caprichada” nos queimadores, recomendamos usar uma escova de dentes de cerdas macias, após passar a esponja com detergente.

Enxágue com água corrente, seque com pano que não solte fiapos e encaixe as peças de novo no fogão.

mulher higienizando o forno para mostrar uma das etapas de como limpar fogão

Forno

Não tem como darmos dicas de como limpar fogão e não falarmos da limpeza do forno, certo? O primeiro passo é conferir se o seu forno é autolimpante ou não.

O forno autolimpante é mais simples. Nesse caso, é só acionar a função autolimpeza e aguardar o tempo indicado pelo fabricante. Espere esfriar e varra com uma vassoura as cinzas resultantes. Finalize passando um pano molhado com uma solução de vinagre e água na parte interna.

No caso do forno convencional, será preciso, primeiro, remover as sujeiras que não estão grudadas. Depois, você pode usar uma pasta de bicarbonato de sódio e água (ou algum produto específico). Deixe a solução agir por, pelo menos, 1 hora e retire usando um pano molhado, raspando a sujeira com a ajuda de uma espátula.

Para os fogões com antiaderente, basta usar uma esponja com detergente para fazer a limpeza da área interna.

Termine passando um pano umedecido na mistura de 1:1 de água e vinagre. A mesma mistura pode ser aplicada na porta do forno.

Grades

As grades muitas vezes acabam sendo esquecidas quando falamos sobre como limpar fogão, mas é fundamental higienizar bem essas estruturas, evitando a disseminação de bactérias e outros patogênicos.

Para essa limpeza, aplique uma mistura de água com detergente neutro usando um pano. Se as grades estiverem muito sujas, retire-as e deixe-as de molho em uma solução de água e sabão. Depois esfregue com bucha e lave em água corrente. Por último, é só colocá-las de volta.

Vidro

Para a correta limpeza da tampa de vidro é preciso ter cuidado com os itens que usará, de modo a não criar arranhões. Geralmente, basta usar uma esponja macia e sabão neutro.

Se existirem sujeiras mais resistentes, aplique um desengordurante para tornar mais simples a remoção desses resíduos. Evite esfregar com força!

Cooktop

Se, ao invés de um fogão tradicional, você tem um cooktop, saiba que a limpeza é muito simples. Porém, como alguns modelos são em vidro, é importante tomar os cuidados certos para não danificar o material.

Comece removendo os queimadores e botões do cooktop. Aplique uma mistura de água morna e detergente, com a ajuda do lado macio da esponja, sobre a superfície. Retire o excesso com um pano macio e finalize com um pano seco.

Evite usar muita água na limpeza do seu cooktop, porque isso pode desregular a chama. Enquanto estiver cozinhando, sempre limpe com um pano úmido caso derrube produtos que podem manchar, como vinagre, café, leite, suco de tomate e água salgada, por exemplo.

O que não fazer na hora de limpar o fogão?

Tão importante quanto saber como limpar fogão é entender o que não fazer neste momento.

Alguns pontos de atenção são:

  • não usar esponjas ásperas e nem palha de aço;
  • não usar produtos abrasivos;
  • não limpar com álcool, querosene ou outros produtos inflamáveis;
  • não se esquecer de secar o fogão depois de limpar (caso contrário ele poderá ficar com manchas amareladas);
  • não deixar a sujeira se acumular para fazer a limpeza.

Depois de todas essas dicas, você já sabe como limpar fogão? Aproveite e veja nosso conteúdo com as melhores marcas de fogão e encontre seu próximo eletrodoméstico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *