Casa

Aprenda como instalar purificador de água com 12 passos simples!

Água fresca e pura é o desejo de muitas pessoas – e para isso nada melhor do que um bom purificador de água. Depois de finalmente escolher qual o melhor purificador de água para sua família e necessidades, surge mais uma dúvida, afinal, como instalar purificador de água?

A boa notícia é que a maioria dos modelos tem um processo de instalação bastante simplificado, e você mesmo conseguirá instalar o produto, sem precisar de um técnico especializado. Para lhe ajudar nessa missão, montamos este conteúdo completo. Siga a leitura!

Onde instalar o purificador de água?

homem descobrindo como instalar purificador de água

O local de instalação é um ponto muito importante e você deve escolhê-lo com cuidado e atenção, sempre considerando as indicações e exigências do manual.

A maioria dos modelos deve ser instalado a uma distância mínima de 5 centímetros entre as laterais do purificador e os móveis, de forma a garantir uma circulação de ar adequada e ainda tornar mais simples a troca do filtro.

Algumas recomendações em relação a escolha do local ideal são:

  • o purificador deverá ficar longe do sol, pois isso prejudica a conservação do produto e a refrigeração da água;
  • o purificador deverá ficar em um local seco, coberto e arejado;
  • é preciso haver uma tomada próxima do purificador, no caso dos modelos ligados à energia elétrica;
  • se o purificador for ficar em cima de um móvel, certifique-se de que ele suporta uma carga maior do que 10 kg;
  • se o purificador for instalado próximo a uma parede, use um cotovelo para evitar que a mangueira de água fique dobrada.

Outros detalhes importantes

Além dessas questões, verifique a parte técnica. Por exemplo, conferindo se na sua casa existe um ponto de água ou uma torneira com bitola de meia polegada.

Eles precisam estar a uma distância máxima de 2,3 metros de onde você instalará o purificador. Esse ponto de água precisa fornecer água tratada e com temperatura variando entre 10ºC a 32ºC.

Avalie ainda a pressão, que deve ser, em média, entre 5 a 40 metros de coluna de água (MCA), para garantir um bom funcionamento do sistema de purificação. Mas é importante conferir essa informação no manual de instalação do seu purificador, pois cada modelo poderá ter exigências diferentes.

Caso o purificador seja instalado em uma pressão menor do que o limite estipulado, haverá pouca vazão de água, o que aumenta os riscos de vazamentos. Já se o aparelho for instalado em um local com pressão maior que o limite, o sistema poderá se romper, o que trará falha na filtragem.

Além de todos esses detalhes, lembre-se que, no caso dos purificadores elétricos (que também resfriam ou gelam a água), é contraindicado conectá-los em extensões duplas ou triplas com outros eletrodomésticos em uma só tomada. Afinal, haverá maior risco de sobrecarga, prejudicando o produto, e aumentando as chances de curto-circuito e incêndio.

Como instalar purificador de água? 12 passos essenciais!

Depois de escolher o lugar certo, é importante seguir os passos adequados para instalar o purificador de água. A recomendação é seguir o manual de orientação do fabricante do seu aparelho.

Se não tiver essa possibilidade, pode considerar os passos abaixo. Eles são adequados para a maioria dos aparelhos.

Instalação hidráulica

Antes de instalar o purificador de água na rede, faça uma limpeza do filtro de acordo com as orientações de cada fabricante.

Passo 1: desligue o registro de água do local onde o aparelho será instalado e passe uma fita veda rosca na tubulação que receberá o adaptador de 3/4 de polegada.

Passo 2: conecte a mangueira ao adaptador de ¾ de polegada e depois conecte o adaptador à torneira. Se você for usar um acessório adaptador de meia polegada e a tampa cega, antes de usá-lo, lembre-se de passar a fita veda rosca.

Passo 3: desligue o fornecimento de água do local da instalação e rosqueie o adaptador na conexão de água da parede usando uma chave de boca ou uma chave inglesa de 22 mm. Use a tampa cega para fechar o adaptador ou uma torneira com rosca de meia polegada.

Passo 4: conecte a mangueira ao conector retirando a porca e passando-a através da mangueira.

Passo 5: conecte a mangueira na entrada do cabeçote de limpeza conectado ao filtro. Abra o registro de água e deixe a água fluir por 10 litros, aproximadamente. Depois, feche o registro.

Passo 6: use uma caneta para marcar 17 mm na ponta da mangueira que será conectada atrás do purificador, na entrada de água. Quando for reinstalar o purificador, corte um pedaço da mangueira para retirar a parte “arranhada” e marque novamente 17 mm.

Passo 7: coloque a mangueira na entrada até que a marca feita com a caneta fique na borda do conector. Certifique-se de que a mangueira não está dobrada. Conecte as travas.

Passo 8: retire o cabeçote de limpeza do filtro e insira o filtro no purificador de água. Gire no sentido horário até o final do curso.

Passo 9: conecte a tomada ao ponto de energia elétrica.

Passo 10: aperte o botão reset por 5 segundos.

Passo 11: abra o registro de água e teste o filtro, inclusive os botões de temperatura, como de água gelada, fria ou quente, dependendo do modelo.

Passo 12: para tirar o gosto de plástico, coloque uma colher de chá de água sanitária e uma colher de chá de vinagre para higienizar o filtro. Deixe agir por 30 minutos e depois leve o purificador para a pia, retire a tampa e aguarde até que toda a água do reservatório saia. Insira a tampa novamente e abra o registro. Tire cerca de 10 litros de água até que ela saia sem gosto.

Se você for colocar o purificador de água na parede, precisará do guia de furação para poder realizar o procedimento e também os suportes, que devem ser comprados de acordo com a marca e o modelo do seu purificador. Mais dicas, você encontra no próximo tópico.

Instalação elétrica

A instalação elétrica deverá ser feita nos modelos de purificadores ligados à rede elétrica, como os que realizam a refrigeração da água.

Passo 1: antes de ligar o purificador, verifique se a tensão do produto é a mesma da tomada.

Passo 2: desligue o purificador da tomada sempre que for fazer alguma manutenção ou limpeza.

Passo 3: sempre verifique a voltagem e ligue o purificador em uma tomada exclusiva.

Passo 4: caso o cordão de alimentação esteja danificado, contate o fabricante para realizar a substituição.

Passo 5: depois de realizar a instalação hidráulica, ligue o purificador na tomada, pois ele não funcionará caso não esteja ligado à rede elétrica.

Como instalar purificador de água na parede?

Caso a sua cozinha seja pequena, a dica é instalar o purificador de água na parede. Assim, você livrará espaço da bancada, tornando a sua área mais funcional.

É essencial que o aparelho fique em uma região fresca, seca, arejada e onde não bata sol. Não se esqueça de conferir se há espaço suficiente nas laterais para a ventilação necessária. Deixe em torno de 5 centímetros entre as laterais do produto e outros móveis, assim você garante a circulação de ar e facilita na hora de trocar o filtro.

Confira, também, se existe uma tomada próxima compatível com a voltagem do seu purificador (caso o seu modelo seja elétrico) e, claro, avalie se há um ponto de água próximo e com pressão compatível ao aparelho.

Antes de começar a instalação, avalie que tipo de fixação na parede o seu purificador apresenta. Abaixo, selecionamos as opções mais usuais para lhe ajudar.

Fita adesiva

Alguns purificadores já contam com fitas adesivas na parte de trás. Então é só retirar a película protetora da fita e fazer a fixação na parede. Para fazer a fixação, confira se a parede está limpa e livre de poeira ou outros resíduos que possam impedir a aderência.

Caso o seu purificador não venha com as fitas, mas você queira usar esse método, poderá comprar as fitas dupla face com alta fixação e fazer o mesmo processo, colando as tiras na traseira do purificador.

Nesse caso, tome cuidado com o tipo de fita dupla face que você compra. É essencial optar por modelos resistentes e para suportar itens pesados. Existem modelos que conseguem suportar itens de até 5 kg. A vantagem desse método é a facilidade e o fato de você não precisar furar a parede.

Suporte de fixação

Esse é o método mais tradicional e usado na maioria dos purificadores. Mas, é importante conferir se o seu aparelho conta com essa opção, pois na parte de trás ele deverá ter os espaços para incluir o suporte.

Alguns modelos já vêm equipado com o suporte e os parafusos, bastando fazer a fixação e usar o gabarito incluído no produto para realizar os furos na parede. Depois de fixar o parafuso na parede, é só encaixar o aparelho por meio do suporte.

Caso o seu aparelho não venha com o suporte, veja o modelo do purificador e compre o suporte certo para ele.

Você deverá fazer o encaixe do suporte na parte traseira, destinada exatamente para essa função. Após fixar o suporte, marque os pontos na parede onde os parafusos ficarão. Faça os furos, coloque os parafusos e as buchas e, então, pendure o purificador encaixando o suporte nos parafusos.

Também existe uma versão de suporte que fica fixo na parede. Nesse caso, é preciso conferir se ele é indicado para o modelo do seu purificador. É só instalar o suporte na parede e depois colocar o purificador sobre ele.

Independentemente do método usado, você também precisará fazer a instalação hidráulica (que explicamos no tópico anterior).

Agora ficou mais fácil descobrir como instalar purificador de água? Ajude seus amigos compartilhando nossas dicas nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *