Casa

Veja como desentupir fogão em 4 passos simples

Restos de alimento, gordura, sujeira e outros itens podem deixar as saídas de gás do fogão comprometidas, atrapalhando a eficiência do eletrodoméstico. Por isso, saber como desentupir fogão é tão importante.

Da mesma forma que precisamos manter o fogão sempre higienizado, fazer o desentupimento de tempos em tempos é fundamental. Mas é claro que esse processo deve ser realizado da maneira certa e com toda segurança.

Não é muito difícil verificar quando um fogão está entupido. Afinal, quando há um bloqueio no gás, as chamas ficam mais amareladas e não azuis, como deveriam ser. Se você girar o botão do fogão e perceber que apenas está saindo gás, sem conseguir acender o fogo, esse também é um sinal claro que está na hora de fazer o desentupimento.

Veja as dicas que separamos!

Como desentupir fogão em 4 passos

Verificou que as saídas de gás do seu fogão estão entupidas? É só seguir o passo a passo abaixo para resolver o problema, veja como é fácil.

Passo 1: feche o gás

Antes de começar a desentupir o fogão, é muito importante fechar a saída de gás, para aumentar a sua segurança. Faça isso independentemente se o seu fogão é alimentado por gás de botijão ou gás encanado.

Passo 2: retire as trempes

As trempes são aquelas peças que suportam as panelas em cima do fogão. Tome cuidado para não retirar as trempes ainda quentes e queimar a mão.

Verifique se essas peças estão limpas e se todos os orifícios estão desobstruídos. Se estiverem sujos, use detergente neutro ou um desengordurante para fazer a limpeza. Reforce o processo usando uma esponja ou uma escova.

Seque bem a boca do fogão com um pano seco e reponha as trempes no lugar. Ligue novamente o gás e faça o teste para verificar se o problema foi resolvido.

Pode ser, também, que você note alguma trempe danificada. Nesse caso, será preciso comprar uma peça nova.

mãos de uma pessoa limpando uma trempe para indicar como desentupir fogão

Passo 3: use uma agulha ou outro objeto pontiagudo

Mesmo depois de limpar as trempes, o seu fogão continua entupido e sem funcionar corretamente? Desligue o gás de novo, espere a boca do fogão esfriar e use um objeto pontiagudo para fazer a limpeza.

Nas lojas especializadas, de materiais de construção e de equipamentos de manutenção, você encontra uma agulha específica para essa finalidade.

Use a ferramenta para limpar com cuidado cada um dos buraquinhos da boca do fogão, retirando os resíduos menores que estejam impedindo a circulação do gás. Pode ser que apenas colocar a agulha não resolva o problema, sendo preciso girá-la aos poucos, até você notar que o que estava obstruindo o buraco foi removido.

Para descobrir se o problema foi resolvido, coloque as trempes no lugar, ligue o gás e faça o teste. Verifique se todas as bocas estão com chamas azuis. Esse mesmo procedimento pode ser usado para desentupir o forno. É só retirar a chapa que separa o forno do acendedor para acessar o lugar de onde o fogo sai. Use a mesma agulha para resolver o problema.

Passo 4: cuidado com a limpeza

A limpeza é fundamental para preservar e conservar seu fogão, evitando novos entupimentos. Para fazer essa limpeza, sempre use esponjas macias e evite a força excessiva, porque, caso contrário, você poderá danificar as peças e acabar tendo de substituí-las.

Como desentupir fogão cooktop

O cooktop também pode sofrer com entupimentos, especialmente causados pela higienização não adequada, deixando restos de gordura ou de alimentos se acumular.

Não sabe como desentupir fogão cooktop? É só seguir os passos abaixo:

  • desligue o gás;
  • use uma esponja macia umedecida com água e detergente e passe por toda a estrutura do cooktop, inclusive nas bocas do fogão;
  • seque toda a superfície com um pano seco e limpo;
  • recoloque as bocas do fogão;
  • religue o gás;
  • se o problema continuar, faça a limpeza novamente ou use uma agulha para liberar as bocas do cooktop.

Nos fogões cooktop a região onde sai o gás tem uma pequena peça no meio, embaixo de onde ficam os queimadores. Pode ser necessário fazer a remoção dessa peça usando um alicate. Limpe cuidadosamente a peça por dentro e por fora e use a agulha para ajudar. Limpe, também, o local onde a peça fica encaixada.

Agora já sabe como desentupir fogão? Aproveite para conferir nosso review sobre as melhores marcas de fogão em 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *