Casa

Aprenda como configurar um roteador com esse passo a passo!

Depois de analisar os melhores roteadores e encontrar o ideal para as suas necessidades, uma dúvida bem comum é sobre como configurar roteador. Afinal, essa é uma etapa indispensável para conseguir usar o equipamento de maneira correta, trazendo os benefícios esperados.

Você está com dúvidas sobre como instalar e configurar o seu roteador? Siga a leitura e veja as dicas e informações interessantes que separamos!

Como instalar roteador

Antes de pensar em como configurar roteador, é preciso instalá-lo, certo? Esse é um passo muito simples. Basta, primeiro, conectar o cabo de força no aparelho e depois o cabo da linha telefônica.

Esse é um cabo cinza ou azul (geralmente conectado ao modem), bem fino e que se conecta à porta DSL. É ele o responsável por levar o sinal de internet da sua operadora até o roteador e transmiti-lo para todos os pontos da sua casa ou comércio.

Os dois cabos em questão são os obrigatórios. Mas, talvez, você note que o roteador apresenta outras portas, chamadas de LAN. Dependendo do modelo, você poderá encontrar em torno de 4 LAN que podem estar em cores chamativas, como o amarelo.

Conecte nessas LAN o cabo de rede (RJ45). Esse cabo é usado para ligar o roteador a algum equipamento, como o notebook, uma Smart TV ou o seu computador de mesa. A quantidade de entradas LAN indica o quanto de equipamentos podem ser conectados ao mesmo tempo no roteador.

Como configurar roteador

como configurar roteador

Agora que seu roteador já está instalado e funcionando é hora de descobrir como configurar roteador. A dica é sempre conferir o manual de instruções, porque nossas orientações são gerais – e algumas indicações podem ser diferentes dependendo do modelo do seu aparelho.

Abaixo, montamos um passo a passo para lhe ajudar nesse momento.

Passo a Passo

Passo 1: ligue o roteador e conecte-o via cabo de rede ao seu computador (de mesa ou notebook). Acesse o endereço IP do roteador. Esse endereço pode ser encontrado no manual ou na parte debaixo do roteador, em um adesivo.

Passo 2: normalmente o endereço IP é 192.168.25.1, 10.1.1.1 ou 192.168.0.1. Quando você descobrir qual é o IP do seu roteador, é só abrir o navegador em um dos seus dispositivos (Chrome, Internet Explorer etc.) e digitá-lo na barra de URL.

Passo 3: após digitar o IP, aparecerá uma tela para você digitar usuário e senha. Esses dados estarão no manual do seu roteador. O mais comum é usuário admin e senha admin. Se você está sem o manual, procure no Google pelo modelo do seu roteador.

Passo 4: se esse for o primeiro acesso ao roteador, um assistente auxiliará com as primeiras configurações, fazendo várias decisões quase que sozinho. Depois desse passo, você já estará conectado à internet. Mas poderá fazer algumas alterações na configuração básica se desejar.

Configurando o Wi-Fi

Para configurar a sua rede Wi-Fi, procure por: Rede sem Fio, Rede Wireless ou só Wireless (o termo pode variar dependendo do fabricante). Nessa seção, clique em Habilitar rede sem fio ou Enable Wireless, para que o roteador crie uma rede sem fio. Se você desmarcar esse item, o Wi-Fi será desabilitado.

Caso queira mudar o nome da sua rede Wi-Fi, procure por SSID. É só mudar o nome padrão para um da sua preferência.

Para colocar uma senha na sua rede Wi-Fi, acesse a seção Wireless e vá em Security. Lá você encontrará vários campos. Procure por Network Authentication e selecione a opção WPA, em seguida defina a sua senha e repita no campo de baixo. No campo Encriptação ou Encryption, marque AES.

Finalize clicando em Apply ou Save para que essas alterações sejam salvas. E pronto, você já tem uma rede Wi-Fi funcionando, com nome e senha definidos.

Lembre-se que, por segurança, a recomendação é trocar a senha da rede Wi-Fi de tempos em tempos. Para fazer isso, é muito simples, basta acessar as configurações do roteador, clicar em Settings ou Management e depois em AcessControl. Digite o seu nome de usuário e a senha antiga e depois a sua nova senha. Salve as alterações.

Como configurar roteador pelo celular

Precisa configurar o roteador, mas está sem computador? Algumas marcas permitem que esse processo seja feito pelo celular, como é o caso da TP-Link.

Para fazer isso, você deve:

  • abrir um navegador do seu celular e digitar o número de IP do roteador (em geral, para TP-Link, 192.168.0.1 ou 192.168.1.1);
  • colocar login e senha do roteador (normalmente admin e admin para ambos);
  • clicar em “passo a passo” no menu no lado esquerdo;
  • tocar em “avançar”;
  • preencher com: Tipo de Conexão WAN: detectar, Clonar: não, mudar o nome da rede Wireless para a que você desejar, Canal: automático, Segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK e colocar a senha que você desejar;
  • clicar em avançar e depois em reiniciar;
  • aguarde completar 100% (não feche o navegador e nem deixe-o em segundo plano).

Pronto! Depois de seguir esses passos seu roteador já estará funcionando.

Quem tem roteador TP-Link ainda poderá fazer a configuração via aplicativo. É só baixar o TP-Link Tether e configurar o roteador seguindo as instruções do app.

Agora você já sabe como configurar roteador? Curta a nossa página no Facebook e receba dicas interessantes como essa, review de produtos e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *