Computadores

Saiba como aumentar o volume do notebook além do limite!

Se você adora curtir músicas ou assistir filmes e séries, então, com certeza, descobrir como aumentar o volume do notebook é uma preocupação. Existem alguns “macetes” que permitem otimizar o som do seu note, deixando-o mais potente e trazendo uma experiência melhor.

Contudo, essas dicas só podem otimizar o som dentro de um certo limite. Por isso, a recomendação mais importante é sempre escolher um aparelho que esteja entre as melhores marcas de notebook, garantindo qualidade na construção do note e mais tecnologia de som. Veja as dicas, a seguir!

Descubra como aumentar o volume do notebook além do limite

Você está achando o som do seu notebook um pouco “fraquinho” e sem graça? Existem algumas alternativas capazes de ajudar a aumentar o volume do notebook, deixando-o mais potente. Veja quais são elas.

Windows

Pelo Windows, você pode melhorar a qualidade do som do notebook, aumentando-o além do máximo. Para fazer isso, siga o passo a passo:

  • clique com o botão em cima do ícone de volume, na barra de tarefas, e selecione “dispositivos de reprodução”;
  • procure por “fones de ouvido/ alto-falantes” ou pelo reprodutor de áudio que você está usando e selecione “propriedades”;
  • procure por “aperfeiçoamentos ou melhorias” e ative a opção “equalização de intensidade”;
  • finalize com ok.

Com essa opção ativada, haverá uma redução nas diferenças de volumes percebidas no áudio reproduzido, o que estabilizará o áudio, fazendo com que ele fique mais alto.

Programa

Se a opção acima não funcionar, ou o som parecer estourado e sem definição, você poderá baixar um programa chamado Letasoft Sound Booster. Ele consegue aumentar o volume do notebook em até 500%.

Para usá-lo, é só baixar e instalar no note. Por vezes, será preciso reiniciar o computador após a instalação, para garantir que tudo funcione perfeitamente. A má notícia é que esse é um programa pago e só funciona gratuitamente por 14 dias. Depois disso, será preciso comprar a versão completa por 20 dólares.

Gerenciador de áudio

Outra alternativa para aumentar o volume do notebook é usando o Gerenciador de Áudio.

Para isso vá em “iniciar” > “configurações” > “painel de controle”. Procure pela opção “gerenciador de áudio” (geralmente é um ícone vermelho). Acesse o gerenciador e procure a opção “equalizador” (em alguns casos, ele está dentro da aba “efeito sonoro”). Selecione a opção “agudo” e dê ok.

Conheça os problemas mais frequentes com o som do notebook

Se as dicas acima não funcionarem e você ainda não conseguir aumentar o volume do notebook, o seu computador pode estar sofrendo com alguns problemas capazes de prejudicar o som. Vamos ver os mais comuns?

homem usando o computador e tentando descobrir como aumentar o volume do notebook

Driver de áudio

Se você está notando o volume baixo ou a falta de som após ter formatado o notebook, o problema pode ser o driver de áudio que não foi instalado.

Nesse caso, você precisará instalar o drive usando programas como: AIDA64 Extreme Edition ou Device Doctor.

Se não quiser usar os programas, poderá executar a instalação pelo Windows. Para isso, acesse o Painel de Controle e em seguida, Sistema e Segurança. Depois, clique em Sistema > Gerenciador de Dispositivos.

Caso, ao expandir o áudio, a opção alto-falante esteja coberta com um triangulo amarelo, isso indica um problema. Faça a correção, pressionando o botão direito e clicando na opção “atualizar driver” ou “reinstalar driver”. Clique em “pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.

O Windows fará a pesquisa e disponibilizará o driver adequado para o seu dispositivo de áudio. É só clicar nele e começar a instalação.

Tecla de som

Pode ser que, sem querer, você tenha esbarrado na tecla de som, impedindo a saída de áudio. Para resolver, é fácil, basta clicar no ícone de alto-falante, na parte inferior da tela, na barra de ferramentas, e aumentar o volume do notebook.

Outra forma de reativar o som é pressionando a tecla de som. É só olhar no teclado onde está o símbolo do alto-falante. Em alguns casos você terá que manter a tecla Fn pressionada.

Balanço de som

Os modelos antigos de notebook costumam contar com apenas um alto-falante. Então, se o ajuste de balanço não está bem feito, a saída de som pode ser cortada. Para resolver esse problema, acesse o Painel de Controle e escolha “Hardware e Sons”, depois clique em “Sons”.

Procure a aba “Reprodução” e selecione “alto-falante” e, depois, “propriedades”. Em seguida “Níveis” > “Balanço”. Arraste o cursor do “E” até o nível desejado. Clique em Ok.

Configurações Gerais

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, você pode contar com a ajuda do Windows para detectar se o driver está instalado de forma correta e também como estão as configurações da saída de som.

Para isso, acesse novamente o Painel de Controle e digite “Solução de problemas”. Abra a opção “Hardware e Sons” e clique em “Solucionar problemas de reprodução de áudio” e depois em “Avançar”. O sistema apontará qual é o problema, e você poderá solucioná-lo.

Caso, mesmo com todas essas dicas, você ainda não consiga aumentar o volume do notebook, então, o problema pode ser físico, ou seja, os alto-falantes podem estar queimados. Essa não é uma situação muito comum, mas pode ocorrer, e, nesse caso, somente um técnico poderá ajudá-lo.

Depois dessas dicas, você já sabe como aumentar o volume do notebook? Aproveite e veja nosso review com as melhores caixas de som bluetooth!

Confira outros conteúdos sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *