Computadores

Aprenda como ativar a câmera do notebook em passos simples!

Aprenda como ativar a câmera do notebook em passos simples!

A webcam é um item presente na maioria das marcas de notebook. Ela é imprescindível para as videoconferências, reuniões, aulas online e outras atividades — especialmente no momento de home office em que vivemos. Por isso, quando estiver analisando as melhores marcas de notebook, não deixe de conferir essa funcionalidade.Mas para poder aproveitar todas essas vantagens, é fundamental saber como ativar a câmera do notebook — e também desativá-la quando não estiver usando. Não sabe como fazer isso? Veja a seguir!

Como ativar a câmera do notebook

Se o seu notebook conta com o Windows, o processo de como ativar a câmera do notebook é bem simples — e você também poderá usar esse procedimento para desativar a webcam.

Windows 10

Veja o passo a passo que montamos:

  • Passo 1: abra as configurações do Windows, usando o atalho “tecla Windows + I” ou pelo ícone de engrenagem no menu iniciar.
  • Passo 2: selecione a opção “privacidade”.
  • Passo 3: no canto esquerdo, clique na aba “câmera” e permita que o dispositivo acesse a câmera do computador, clicando em “alterar” e selecionando “ativado”.
  • Passo 4: gerencie quais aplicativos poderão ter acesso à câmera. Para isso, deixe a opção ativada e escolha, na lista de aplicativos, quais poderão usar o recurso. Se desejar não liberar a câmera para nenhum aplicativo, desative a opção.
  • Passo 5: abaixo da lista, você encontrará os aplicativos que instalou e também poderá ativar ou desativar a câmera para eles.

Esse passo a passo pode ser usado nas principais marcas de notebook do mercado, como notebook Lenovo, notebook Acer e notebook Positivo.

Windows 7

Se você tem o Windows 7 instalado no seu notebook, o passo a passo é mais ou menos semelhante:

  • Passo 1: abra o menu Iniciar e clique em “Meu Computador”, depois clique em “Propriedades”.
  • Paso 2: na próxima janela, clique em “Gerenciador de Dispositivos”.
  • Passo 3: procure por “Dispositivos de imagem” e encontre a sua webcam. Clique com o botão direito sobre ela e selecione “Desativar” para desligá-la ou “Ativar” para ligá-la.

Tecla de atalho

Uma alternativa é ativar sua câmera usando a tecla de atalho. Geralmente ela está presente entre as teclas F1 a F12, dependendo da marca. Você verá um símbolo de uma câmera junto à tecla. Para habilitar, pressione Fn e mais a tecla F em que o símbolo se encontra.

Notebook Samsung

A Samsung oferece um recurso para quem deseja desativar completamente a webcam e o microfone do computador. A medida pode ser usada por quem deseja ter mais segurança no uso do seu notebook.

  • Passo 1: procure pelo Samsung Securiy entre os aplicativos instalados no seu computador.
  • Passo 2: clique em “próximo” para percorrer todas as telas de introdução.
  • Passo 3: selecione o menu “bloqueio de gravação” na tela principal.
  • Passo 4: caso o seletor esteja na posição “desativado”, seu computador não estará bloqueando o microfone e a câmera. Para fazer isso, selecione “habilitado”.
  • Passo 5: alguns notebooks da Samsung oferecem uma tecla especial, que ativa ou desativa o bloqueio da webcam. Esse símbolo é de uma tela com um cadeado.

Por que é importante pensar na câmera do notebook na hora de comprar

Na hora que você estiver escolhendo o notebook, é importante avaliar vários pontos, inclusive as características da sua webcam. Ela é fundamental para uma série de atividades, especialmente no contexto de home office que a pandemia tem trazido.Com ela, você poderá realizar videochamadas, videoconferências, assistir e participar de aulas online e eventos online, entre outras atividades. Inclusive essa funcionalidade também é importante para quem está buscando um bom notebook para jogo, principalmente aqueles em que é preciso interagir com outros jogadores.Na hora de comprar seu notebook, confira pontos como:

  • resolução, medida em megapixels (quanto mais, melhor) e resolução da imagem (algumas são até mesmo full HD);
  • recursos apresentados pela webcam, como filmar, fotografar, editar e adicionar efeitos.

Saiba que, de modo geral, os notebooks mais básicos apresentarão, também, câmeras mais básicas. Então, se você precisa de uma webcam mais potente, prefira os modelos e linhas focados em comunicação — e nas versões intermediárias ou top de linha. Uma alternativa é comprar uma webcam avulsa e ligá-la no seu notebook, mas, nesse caso, é importante verificar a compatibilidade entre os aparelhos.Agora você já sabe como ativar a câmera do notebook? Curta nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *