Celulares

Celular Lenovo é bom? Veja o que temos a dizer sobre

Descubra se celular Lenovo é bom e veja os melhores modelos da marca!

Na hora de comprar um novo smartphone, são muitas as dúvidas que podem surgir. Afinal, é preciso considerar uma série de itens, como a marca, o modelo, as funcionalidades, a memória e os usos que você fará do equipamento. Diante disso, muitos se questionam se celular Lenovo é bom.

A Lenovo é uma marca conhecida de notebooks, mas no setor de celulares ela ainda é nova. A empresa apostou pesado nessa área, inclusive comprando a Motorola. E, com isso, tem lançado vários equipamentos com preços competitivos.

Você deseja trocar seu smartphone e não sabe se celular Lenovo é bom? Continue lendo este artigo e descubra!

A marca Lenovo

A Lenovo é uma empresa chinesa com mais de 3 décadas de experiência. Hoje, ela está presente em mais de 160 países, com uma ampla gama de dispositivos conectados – desde smartphones até o data center.

Em 2014, a Lenovo concluiu a aquisição da Motorola Mobility, que antes era uma empresa do Google. Com isso, a Lenovo se tornou a terceira maior fabricante de smartphones de todo o mundo, atrás apenas da Apple da Samsung.

Mesmo antes de comprar a Motorola, a Lenovo já atuava no mercado de tablets e smartphones, mas era considerada uma iniciante do setor, iniciando a produção apenas em 2012, cinco anos depois do primeiro iPhone chegar ao mercado. A marca apenas começou a vender smartphones e tablets no Brasil em 2013, ainda sob a marca CCE.

Apesar disso, a Lenovo é uma marca muito grande na produção de notebooks, sendo considerada uma das principais fabricantes de todo o mundo.

Em termos de celulares, a Lenovo conta com uma boa variação de produtos, tanto com dispositivos mais básicos como os mais avançados.

Celular Lenovo é bom? Veja os pontos positivos e negativos!

Se você está pensando em comprar um celular Lenovo, é importante entender, antes de mais nada, que a marca comercializa 3 linhas de smartphones, que são: S (modelos de entrada), K (intermediários) e Z (premium). As funcionalidades e os preços variam de acordo com a linha.

Pontos positivos

Para saber se o celular Lenovo é bom, você deve se atentar aos pontos positivos e negativos dos produtos – e também entender se esses recursos estão de acordo com as suas exigências, necessidades e usos.

Entre as vantagens e diferenciais oferecidos pelos celulares Lenovo podemos destacar:

  • ótimos recursos técnicos, com bom sistema operacional, memória RAM acima da média e armazenamento expansível em todas as linhas;
  • bateria de longa duração com 4000 mAh, permitindo usar os aparelhos de modo intenso durante o dia sem a necessidade constante de carregamento;
  • som estéreo Dolby Atmos e alto-falantes posicionados na parte traseira da tela e na área inferior do dispositivo, o que proporciona mais nitidez, intensidade e riqueza de detalhes para os áudios;
  • boa qualidade das câmeras. Ainda que a quantidade de megapixel varie por modelos, todos os aparelhos contam com ótimos recursos como: autofoco, estabilização digital ou ótica, foco por toque, zoom óptico, detecção facial, HDR e flash de LED;
  • outro destaque é a câmera de vídeo com tecnologia Face Detection, foco automático, estabilização de imagem e resolução HD, Full HD ou UltraHD/4K;
  • todos os celulares Lenovo são equipados com leitor de impressão digital, giroscópio (presente apenas em alguns modelos), acelerômetro, bússola, proximidade e GPS;
  • design ultrafino presente na maioria dos modelos, junto do belíssimo acabamento em alumínio.

Pontos negativos

Porém, como todos os celulares, os da marca Lenovo também apresentam alguns pontos negativos que precisam ser considerados antes da sua compra. Entre os que podemos destacar estão:

  • rádio FM presente apenas em alguns modelos;
  • alguns modelos não contam com memória expansível, por isso é bom verificar essa questão antes da compra;
  • nenhum modelo conta com TV digital;
  • alguns modelos não oferecem uma boa qualidade de gravação da câmera.

Reclame Aqui

Outra forma de descobrir se celular Lenovo é bom é conferindo a reputação da marca no site Reclame Aqui. Por lá, você poderá avaliar as reclamações e problemas mais usuais de outros compradores e também considerar o posicionamento da marca sobre essas questões.

Na reputação geral, a marca Lenovo tem nota 7,6 de um total de 10, com 99,7% das reclamações respondidas, 60,6% dos usuários dizendo que voltariam a fazer negócio com a empresa e um índice de solução de 79,4%.

Apesar disso, são poucas as reclamações a respeito dos celulares da marca, apenas duas – uma referente a lentidão no atendimento para retirada de um produto com defeito e outra sobre um celular com defeito de fábrica, com dificuldades para se manter ligado. Ambas as reclamações foram resolvidas pela empresa.

Quais são os principais modelos e funcionalidades dos celulares Lenovo?

Neste tópico, reunimos as diferenças entre as linhas de celulares comercializadas pela Lenovo e também alguns produtos de destaque para facilitar a sua escolha.

Linhas

Como dissemos, a Lenovo comercializa 3 principais linhas de smartphones. É importante entender as diferenças entre cada uma delas, para poder escolher a que mais se adapta às suas necessidades. Entenda melhor cada linha disponível.

Linha S

É a linha com modelos de entrada e alguns intermediários. Nela se encontram os seguintes produtos: S5, S5 Pro e S5 Pro GT. Todos eles possuem display IPS LCD e sistema operacional Android 8.1 Oreo.

O que muda é o processador Snapdragon de: 625, 636 e 660, respectivamente. Todos contam com 8 núcleos e a velocidade varia de 1,7 a 2 GHz. A memória RAM também pode variar dependendo do modelo, indo de 4 a 6 GB e o armazenamento vai de 64 a 128 GB.

Em relação à câmera, todos da Linha S contam com câmeras traseiras duplas, mas a resolução é diferente dependendo do modelo, alguns são de 13 MP e outras de 16 MP, porém existem modelos mais potentes, como os S5 Pro e o S5 Pro GT com câmeras traseiras de 12 e 20 MP e frontal de 20 MP.

Para a gravação de vídeos, todos os modelos da linha contam com a opção de gravação em Ultra HD/4K.

Série K

Essa é uma linha intermediária e por isso é mais indicada para usuários que desejam um smartphone funcional. Para isso, todos os modelos da série K são equipados com processadores de oito núcleos, com chipset variado.

A memória RAM varia de 2 a 4 GB e a memória interna vai de 16 a até 32 GB, com slot para cartão de memória.

Assim como a linha anterior, todos os modelos da série K contam com display IPS LCD, porém com uma densidade de pixels variável. Isso porque o tamanho da tela é diferente dependendo do modelo, com opções 5.7, 5.9 ou 6 polegadas.

Todos os modelos contam com Android 8.1 Oreo, exceto o Lenovo K5, que possui o Android 7.1 Nougat e o Lenovo K6 Enjoy, que é mais atual.

A resolução das câmeras também varia, com opções de 13, 16 e 12 MP para as câmeras traseiras e de 8 a 16 MP para as câmeras frontais. A resolução de vídeo também é distinta, com modelos gravando apenas em HD e outros em Full HD.

Série Z

Essa é uma linha um pouco mais avançada da marca, com destaque para a tecnologia LTE 4G, que permite uma transferência mais rápida de dados, além de uma navegação mais fluida na internet.

Porém, um detalhe importante é que os modelos não têm slot para cartão de memória (exceto o modelo Z5s), mas a memória interna é mais ampla que as outras linhas, variando de 64 a 128 GB.

Em relação ao processador, todos os modelos são equipados com 8 núcleos, mas com chipset diferentes. Todos contam com sistema operacional Android 8.1 Oreo, exceto o Lenovo Z5s, que possui Android 9 Pie.

As câmeras da linha são de 16 MP e resolução de 4608 x 2160 pixels, além de gravação de vídeos em resolução 4K, sendo a qualidade das câmeras um dos principais destaques da série Z.

Outro destaque da linha é o Lenovo Z6, que tem uma espessura de 8 mm, sendo um dos telefones mais finos do mercado.

Principais modelos de celular Lenovo

Abaixo, separamos alguns dos modelos de destaque da Lenovo, com excelente custo-benefício e boa performance de software e hardware. Confira!

Lenovo Z5

celular Lenovo é bom

É considerado um dos melhores celulares Lenovo, com processador Snapdragon 636 de oito núcleos, 1,7 GHz de velocidade, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e sistema operacional Android 8.1 Oreo. Outro destaque é a tela de 6.2 polegadas com uma ótima resolução de 2246 x 1080 pixels.

Quem é fã de fotografias, vai adorar esse modelo, já que ele conta com câmera traseira dupla de 16 e 8 MP e uma câmera frontal de 8 MP, além de filmadora em 4K.

Sua tela OLED oferece uma qualidade incrível, com cores e nitidez diferenciadas. A tela também permite assistir vídeos em Full HD.

Outro destaque é a bateria de 4000 mAH que permite o uso por quase 2 dias para usuários moderados e para um dia inteiro para usuários mais agressivos.

Lenovo K8 Plus

Excelente custo-benefício, esse é um smartphone de entrada capaz de satisfazer até os usuários mais exigentes. Ele possui processador MediaTek MT6757T, com 3 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento e sistema operacional Android 7.1 Nougat.

Outro destaque é a câmera dupla traseira de 13 e 5 MP, equipada com foco automático, flash LED, estabilização digital e detecção facial, além de uma câmera frontal com 8MP e vídeos com gravação Full HD.

A tela é um pouco menor que os outros modelos, com 5.2 polegadas, mas com ótima qualidade de resolução, cor e nitidez. Assim como o anterior, também conta com bateria de 4000 mAh, oferecendo uma alta durabilidade.

Lenovo S5

Esse é um celular intermediário, mas com algumas funcionalidades dos melhores celulares do mercado. Seu processador é um Snapdragon 625, com 4GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e sistema operacional Android 8.1 Oreo.

A câmera traseira também é dupla, ambas com 13 MP e câmera frontal com 16 MP, além de gravação de vídeos em 4K. Seu display é de 5.7 polegadas com resolução Full HD.

Lenovo Vibe K5

É um bom celular intermediário, ideal para usuários que gostam de rodar vários programas simultaneamente, como ver vídeos, ouvir músicas ou tirar fotos.

Com um preço acessível, o Lenovo Vibe K5 conta com processador Snapdragon 616 octa-core, memória RAM de 2 GB e memória interna de 16 GB.

A câmera frontal conta com 5MP e a traseira com 13 MP, além de uma tela de 5 polegadas FullHD, com cores bem vivas e contrastantes.

Como escolher o melhor celular Lenovo?

Na hora de descobrir se um celular Lenovo é bom, o essencial é conferir se o modelo dispõe de funcionalidades e tecnologias que sejam compatíveis com o tipo de usuário que você é.

Por isso, alguns pontos que você deve analisar ao comparar os modelos são:

  1. chipset: avalie qual é o processador usado no modelo. Os mais novos usam Snapdragon. A série 400 oferece suporte a recursos básicos estando presente nos modelos de entrada. A linha 600 oferece melhor desempenho, eficiência e versatilidade e equipa os celulares intermediários. E as séries 700 e 800 são os que oferecem melhor performance e eficiência energética, além de mais possibilidades de conexão. Estão disponíveis nos modelos premium;
  2. memória RAM: é quem gerencia os aplicativos em uso tanto em primeiro como em segundo plano. Nos celulares da marca, a memória varia entre 2 a 6 GB – quanto maior, menos o celular irá travar;
  3. tipo de tela: varia entre IPS LCD (display de cristal líquido), AMOLED e Super AMOLED (tela ultrafina, leve e muito sensível ao toque);
  4. armazenamento: modelos mais básicos oferecem entre 16 a 32 GB, intermediários, 64GB e premium, 128 GB. Verifique, ainda, se a memória é expansível com slot para cartão de memória.

Conclusão

Como você viu, é bastante particular responder se celular Lenovo é bom ou não. Afinal, a marca conta com uma série de modelos e linhas desenvolvidas para usuários com necessidades e características diferentes.

O mais importante é conferir se o modelo que você deseja dispõe de todas as características importantes para o uso que você dará ao smartphone, considerando pontos fundamentais como o processador usado, a memória interna, a capacidade de armazenamento, a resolução das câmeras e o tipo de tela.

Agora, você já sabe se celular Lenovo é bom para o seu caso? Se ainda está difícil escolher o smartphone, veja o nosso guia com os 10 melhores celulares em termos de custo-benefício e acerte na sua compra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *