Lojas

Descubra se AliExpress é confiável e veja dicas para efetuar compras com segurança na plataforma!

A chinesa Aliexpress é conhecida por quem adora comprar itens na internet. No marketplace é possível encontrar de tudo — e com preços mais atrativos do que em muitas lojas nacionais. Justamente por isso, muitos usuários têm dúvidas se AliExpress é confiável.

A gigante chinesa faz parte do grupo Alibaba — e além dos lojistas internacionais, também conta com vendedores brasileiros, oferecendo produtos que estão em território nacional e, portanto, que contam com entregas mais rápidas.

Quer comprar no Aliexpress, mas está com receio de que o site não seja confiável? Já lhe adiantamos que, sim, o Aliexpress é confiável e você vai ver dicas para uma compra segura neste conteúdo!

O que é AliExpress?

O AliExpress é uma empresa da gigante chinesa Alibaba e funciona como um marketplace, a exemplo do Mercado Livre, da Gearbest e da Amazon. Isso significa que ele disponibiliza vários lojistas chineses que vendem diferentes mercadorias com preços variados.

O site foi fundado em 2010 e, apesar de essa ser uma plataforma chinesa, é possível acessá-la em diferentes idiomas, inclusive em português.

Uma das grandes vantagens de comprar na AliExpress é a enorme variedade de produtos que você encontra por lá. Tudo está muito bem classificado e com navegação intuitiva, além de haver uma quantidade gigantesca de vendedores por categoria.

Outro ponto que ajudou a tornar o site tão conhecido é o preço. Afinal, você encontrará itens variados com valores muito reduzidos quando comparados às lojas nacionais.

Prazos de entrega

Apesar de todos os benefícios, muitas pessoas ainda ficam com o “pé atrás” na hora de comprar no AliExpress devido aos prazos de entrega, isso porque a maioria das mercadorias são enviadas da China (do outro lado do mundo!).

O modelo de entrega mais usado no site é o China Post, que funciona como se fosse nossos Correios. Muitos vendedores oferecem a opção por ser gratuita, porém, em alguns casos, pode ter um prazo de mais de 70 dias corridos.

O AliExpress, no entanto, oferece outras modalidades de frete, com o pagamento de uma taxa, mas que permitem entregas mais rápidas, algumas de até 25 dias corridos. Então, quando você for comprar algo pelo site chinês, não espere uma entrega imediata e considere que haverá um prazo significativo até a chegada.

Outro ponto importante que deve ser esclarecido sobre isso é que, depois que o produto chega no Brasil, ele é inspecionado na Alfandega e passa para os Correios fazerem a entrega em território nacional. Então, dependendo do processo, pode haver mais uma demora nesse trânsito.

Em alguns casos, há o risco de o produto ser taxado pela Receita Federal, gerando custos adicionais e atrasando a entrega. Mas, se você não tem pressa para receber o produto, o preço mais baixo, com certeza, é um importante atrativo.

AliExpress Brasil: lojas com estoque no país

Se você deseja acelerar a entrega das suas compras, a dica é procurar por lojas que tenham estoque no Brasil. Para isso, basta acessar o site do AliExpress Brasil e localizar a categoria do produto que você deseja comprar (no menu localizado à esquerda da tela).

Depois, nos resultados trazidos, pressione a opção “local de envio” e escolha China. Clique sobre a barra de endereços do navegador e localize a parte da url referente à “shipFromCountry=cn”. Substitua “cn” por “br” e pressione enter.

A página será carregada novamente e mostrará apenas as opções de envios partindo do Brasil. Selecione o que deseja comprar e verifique se a opção de envio do Brasil está selecionada. No caso de o produto não estar disponível com estoque no nosso país, a opção ficará cinza e você não conseguirá selecioná-la.

aliexpress é confiável

Afinal, AliExpress é confiável?

Sim, comprar no AliExpress é confiável, desde que você escolha um vendedor com boa reputação. Existem alguns pontos que mostram como o marketplace tem se esforçado para oferecer mais segurança aos seus compradores.

Segurança do site

Em todas as lojas virtuais, é sempre importante que você confira a segurança do site. E a forma mais usual de fazer isso é conferindo a presença do cadeado no canto superior da tela, que indica que o site possui um ambiente seguro à navegação, algo que está presente no AliExpress.

Outro ponto é verificar se o site usa o protocolo HTTPS, que é mais seguro que o HTTP e evita a disseminação de vírus – o AliExpress usa o HTTPS, portanto oferece um grau mais alto de proteção aos usuários.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um dos principais sites usados para verificarmos a reputação de uma marca. Nele, o AliExpress tem uma nota regular, de 6.3, porém respondeu a 99,1% das reclamações realizadas, com índice de solução de 61,7% — o que não é muito diferente dos marketplaces brasileiros.

Garantia de reembolso

Uma das principais reclamações no Reclame Aqui é sobre os produtos entregues que chegam diferentes do anúncio. Mas, para essas situações, o AliExpress conta com a garantia de reembolso.

Caso você compre um produto que não é como estava descrito ou que não chegou dentro da data estimada, o site garante o reembolso ao comprador. O dinheiro será devolvido dentro de 15 dias após a finalização da disputa.

Para poder acessar a garantia, os passos são:

  • acessar o histórico de compra e selecionar o produto;
  • explicar ao vendedor a situação, para, juntos, tentarem encontrar uma solução;
  • caso não haja acordo com o vendedor, abrir uma disputa e solicitar o reembolso dentro de 15 dias após o recebimento do produto ou do período de confirmação do recebimento do pedido;
  • a maioria dos vendedores realiza o reembolso do dinheiro dentro do prazo de 15 dias, mas se isso não ocorrer, você pode entrar em contato com o AliExpress na página do pedido.

Esse processo também pode ser feito em caso de não recebimento do produto.

Devolução Grátis

Muitos vendedores oferecem a possibilidade de o comprador devolver o produto gratuitamente caso não goste ou desista da compra. Os vendedores que oferecem essa possibilidade têm um ícone de “devolução grátis” na página de detalhe dos produtos.

Com essa opção, você tem 15 dias após o recebimento para decidir se deseja ou não ficar com o produto. Caso prefira devolver, é importante lembrar que o produto deve estar novo, em boas condições e na embalagem com a etiqueta original.

Vendedores com boa reputação

A melhor maneira, no entanto, de comprar no AliExpress de forma segura é sempre procurando por um vendedor com boa reputação. Então, antes de comprar, sempre confira a reputação.

Para garantir que os vendedores estão cumprindo com as regras, o AliExpress fiscaliza todos os anunciantes e pode reter o pagamento aos vendedores até que o prazo de garantia expire. Assim, o vendedor apenas receberá seu pagamento quando a garantia expirar ou quando você der seu feedback no site.

A maior parte das reclamações da AliExpress Brasil referem-se à demora na entrega dos produtos — e é importante entender que nem sempre isso é culpa da empresa chinesa.

Em geral, uma entrega da China demora de 2 a 6 semanas para chegar ao país, porém, pode acontecer de haver demora nos Correios ou do seu produto ficar parado na alfândega.mApesar disso, o AliExpress garante que, se o seu produto não chegar, você poderá solicitar a devolução do dinheiro alegando extravio ou má-fé do vendedor.

Então, se você comprar de um vendedor com boa reputação, de preferência das lojas que tenham o emblema da AliExpress de “super marcas”, com símbolo azul ou amarelo e mais de 95% de avaliações positivas, as chances de você ter alguma dificuldade com a sua compra são muito baixas.

Como comprar no AliExpress?

Agora que você já viu que AliExpress é confiável, que tal descobrir como comprar no marketplace chinês de maneira segura — e aproveitar os descontos incríveis? O primeiro passo, claro, é criar uma conta no site e, depois, conferir as dicas que separamos!

Descrição do produto

É muito importante que, quando estiver pesquisando para fazer a sua compra, você leia atentamente a descrição do produto, já que nem sempre o produto entregue é exatamente igual ao da foto.

Pode ser que o item tenha alterações de cor e tamanho, ou de outras características — e tudo isso estará informado na descrição, bem como a tabela de medidas, já que no caso de roupas, por exemplo, o “P”, “M” e “G” chineses costumam ser diferentes dos nossos.

Review dos usuários

Para fazer um bom negócio, outra dica essencial é sempre ler a opinião de outras pessoas que já compraram aquele produto. Se a avaliação for positiva, há mais chances de você também se sair satisfeito.

Analise o que eles dizem sobre o processo de compra, de entrega e também a qualidade do produto e do vendedor. Repare, ainda, nas fotos postadas pelos usuários, porque elas são mais reais do que as do anúncio.

Avaliação do vendedor

Como dissemos, para uma compra segura, é fundamental comprar de bons vendedores. Para saber mais, clique em “avaliação” na aba da página do produto. Você terá acesso a um resumo do perfil do vendedor, média de avaliação, feedback dos usuários e histórico de vendas.

Se o vendedor tiver muitas reclamações e uma nota ruim, é melhor desconsiderar e partir para outro. Uma dica é, quando estiver pesquisando, filtrar pelos produtos mais vendidos, assim você encontrará os melhores vendedores.

Preço

O AliExpress é conhecido pelos preços baixos e promoções vantajosas. Mas nem tudo que é vendido por lá está, realmente, mais barato, afinal, além do preço do produto, você precisa considerar, também, os custos com o frete e o tempo de entrega.

Embora alguns vendedores ofereçam frete grátis, isso não é realidade para todos. Então, some todos os custos e compare com as lojas brasileiras para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

Pagamento

Você pode pagar sua compra no AliExpress via boleto bancário, cartão de crédito ou transferência. Muitos optam por pagar usando boleto, para dispensar a cobrança de IOF do cartão, em torno de 6%.

Quando você compra com boleto, o valor do dólar é o do dia, já quando você compra via cartão, o valor pago dependerá do valor do dólar no fechamento da sua fatura, então, você poderá pagar mais ou menos do que o estipulado no dia da compra.

Em alguns casos, você ainda terá de pagar a taxa postal de 15 reais dos correios. Para reduzir a chance dessa cobrança, opte pelo modo de envio “epacket”.

Rastreio

Para garantir que você receberá o que comprou, acompanhe a sua compra até, no mínimo, ela chegar ao Brasil.

O rastreio do seu produto pode ser feito pelo site dos Correios, colocando o código que você receberá quando finalizar sua compra. Pelo site, você também confere as encomendas que foram tributadas, as que estão atrasadas etc.

Frete

Quando for fazer sua compra, você notará que o AliExpress conta com uma série de modalidades de frete. Algumas disponíveis são:

  • AliExpress Standard Shipping: tipo padrão, selecionado automaticamente durante as compras, costuma ser mais em conta, porém não permite rastrear o produto e pode demorar mais de 60 dias para efetuar a entrega;
  • China Post Registered Air Mail: serviço restrito à China, então, assim que o produto chega ao Brasil, ele vira responsabilidade dos Correios. Pode ser tanto pago, como gratuito e também pode demorar mais de 60 dias para chegar;
  • ePacket: o tempo de entrega neste frete costuma ser menor e é possível rastreá-lo a qualquer momento, desde o despacho da encomenda na China até a entrega no seu endereço. Porém, tem um custo um pouco mais elevado que os demais, mas é ideal para quem deseja uma entrega mais rápida e segura;
  • DHL: serviço de frete particular semelhante ao FedEx, que garante a proteção da compra até a chegada do local de recebimento. Porém, o custo é mais alto. A boa notícia, no entanto, é que os valores dos impostos já estão inclusos no preço que você pagará pelo frete, o que traz mais tranquilidade quanto à possibilidade de taxação pela Receita Federal. É a melhor opção para quem quer uma entrega rápida;
  • Sweden Registered: envia a mercadoria para a Suécia antes de despachá-la para o endereço da encomenda. Embora pareça uma entrega demorada, ela tem um prazo de 30 a 45 dias, e o valor não é muito mais alto.

O que posso comprar no AliExpress?

Você pode comprar absolutamente de tudo no site chinês. Aqui no Guia já fizemos reviews mostrando alguns desses produtos. Segue alguns exemplos:

Nós separamos alguns dos itens mais procurados.

Bebê Reborn AliExpress

Os bebês Reborn são aqueles bonecos extremamente realistas, que realmente parecem um neném. No AliExpress, você encontra uma infinidade de opções de bebês masculinos e femininos, com diferentes roupinhas e acessórios. É importante destacar que a maioria dos vendedores envia os kits para o usuário montar o seu bebê reborn.

Vestido de noiva AliExpress

Vai se casar, mas não está empolgada para gastar rios de dinheiro no vestido de noiva? Os vestidos de noiva do AliExpress têm feito sucesso entre as mulheres que desejam modelos diferenciados e com preços mais atrativos.

Nesse caso, é claro, atente muito bem para a descrição do produto (principalmente em relação à tabela de medidas), ao review dos outros usuários (e às fotos deles) e à avaliação do vendedor. E não se esqueça de comprar o vestido com um bom tempo de antecedência do casamento, pois pode haver atrasos na entrega.

Papel de parede AliExpress

Até para quem deseja redecorar a casa, há opções no marketplace chinês. Comprar papel de parede no AliExpress não é difícil, pois você encontrará uma série de modelos, estampas e opções.

Para não errar, sempre confira as especificações do produto (como o material do qual ele é feito e se é a prova de água), garantindo que o papel de parede possa ser aplicado na área em que você deseja.

AliExpress relógios

Os amantes dos relógios também vão encontrar inúmeras opções de modelos no site chinês. Para não errar a mão, sempre avalie muito bem as opiniões de outros usuários e, se possível, prefira aqueles vendedores que têm review dos internautas com fotos.

É possível encontrar relógios esportivos, casuais, finos, masculinos, femininos e muitos outros modelos com preços interessantes.

AliExpress celulares

Sem dúvida, os celulares são os produtos que mais fazem sucesso no AliExpress, principalmente devido ao preço mais atrativo. Para não cair em golpes, é importante ficar de olho e evitar os celulares falsificados.

Quando o produto for original, você encontrará essa informação na descrição, com as palavras “original” ou “100% original”. Outra dica é buscar pelo selo “Autenticidade Garantida” do AliExpress, pois só os produtos originais contam esse selo. E claro, sempre confira as críticas e opiniões de outros usuários para balizar a sua compra.

AliExpress roupas

Quem não deseja ficar na moda e ainda pagar pouco para renovar o guarda-roupas? Para isso, basta comprar roupas no AliExpress, que conta com um catálogo amplo de opções masculinas e femininas.

Você encontra de tudo por lá: camisetas, conjuntos, vestidos, saias, calças, jaquetas, jeans, pijamas, moda íntima e muito mais.

A dica é sempre conferir exatamente a tabela de medidas, pois os tamanhos podem ser diferentes. Por exemplo, o M chinês é bem menor do que o nosso. E, também, analisar as fotos postadas pelos usuários e a descrição do produto, como tecidos e outros detalhes.

Depois dessas informações, já acredita que AliExpress é confiável? Se ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *